IPT Logotipo do IPT

Som e Imagem

Câmara e Iluminação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023

7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602824.

Docente(s)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
a. Compreender os fundamentos de cinematografia digital
aa. Tipos de câmara, lentes e tecnicalidades
b. Conhecer as componentes técnica e estética da operação de câmara
bb. Tipos de iluminação e conceitos gerais
c. Conhecer os procedimentos técnicos e estéticos de iluminação
cc. Tipos de iluminação e conceitos gerais
d. Adquirir métodos de trabalho no contexto da produção audiovisual
dd. Estimular a prática através de exercícios práticos

Programa
1. Cinematografia digital
1.1 Princípios conceptuais
2. Câmara digital - elementos constitutivos
2.1 Componentes, lentes e imagética
3. Métodos de filmagem
3.1 Escala e tipo de planos
4. Composição visual
4.1 Geometria, dimensionalidade, organização e movimento
5. Movimentos de câmara
5.1 Tipologia e equipamento
6. Princípios fundamentais de iluminação
6.1 Fontes e esquemas de iluminação

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Assiduidade (20%)
Exercício#1 (15%)
Exercício#2 (15%)
Exercício#3 (15%)
Exercício#4 (15%)
Projeto final (20%)


Avaliação por exame (normal, recurso, especial):

Entrega dos exercícios #1, #2, #3 e #4 + Projeto final (80%)
Relatório de Produção (20%)

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11 do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensado/(a)s de Exame o/(a)s estudantes que, em Frequência, obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Alton, J. (1996). Painting with light. California: University of California Press
- Brown, B. (2012). Cinematography: Theory and Practise. Oxford, UK: Elsevier Inc.
- Jackman, J. (2002). Lighting for Digital Video & Television. Oxford: Focal Press
- Storaro, V. (2004). Writing With Light Trilogy. New York: Aperture

Método de Ensino
1. Exposição teórica de conteúdos
2. Consulta do manual de apoio
3. Visionamento e análise de filmes e/ou materiais de suporte
4. Exercícios práticos

Software utilizado nas aulas
DaVinci Resolve

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado