IPT Logotipo do IPT

Som e Imagem

Guionismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602839.

Docente(s)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
a. Conhecer os diversos estádios do argumento cinematográfico;
aa. Conhecer os diversos estádios, metamorfoses e denominações experimentadas pelo argumento cinematográfico;
b. Dominar conceitos-chave do guionismo;
bb. Logline;
bc. Storyline;
bd. Sinopse;
be. Tratamento;
bf. Outline;
bg. Enredo;
c. Formatar corretamente um guião;
cc. Compreender e aplicar a formatação da indústria nos projetos da unidade curricular;
d. Analisar e avaliar textos guionísticos recorrendo a terminologia profissional;
dd. Conhecer as diferentes tipologias e classificar a estrutura de um guião de acordo com a terminologia da indústria.

Programa
1. A origem do argumento cinematográfico;
1.1 O texto dramático;
1.2 O cinema mudo;
1.3 O studiosystem;
2. Modelos narrativos;
2.1 J. Campbell;
2.2 C. Vogler;
2.3 K. Thompson;
2.4 S. Field;
2.5 R. McKee;
3. As etapas do argumento;
3.1 Logline;
3.2 Estrutura;
3.3 Tratamento;
3.4 Guião;
3.5 Formatação e edição;
4. O valor do símbolo e dos mitos;
4.1 Mitologias culturais e a sua representação simbólica;
5. Análise do texto guionístico;
5.1 Viagem externa vs. viagem interna;
6. Os novos média e a noção de transmédia.

Metodologia de avaliação
Época normal:
Assiduidade e participação (20%)*
Análise de uma obra (30%)
Argumento original (50%)

Época de exame/ recurso/ especial:
Análise de uma obra (40%)
Argumento original (60%)

*Para alunos com estatuto de trabalhador-estudante, a respetiva percentagem acumulará com a do projeto final.

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Campbell, J. (2008). The Hero With a Thousand Faces. Novato, California: New World Library
- Vogler, C. (2007). The Writer's Journey: Mythic Strucutre. Studio City, California: Michael Wiese Productions
- Field, S. (2005). Screenplay: The Foundations of Screenwriting. Nova Iorque: Bantam Dell
- McKee, R. (1997). Story: Substance, Structure, Style and The Principles of Screenwriting. Nova Iorque: Harper-Collins Publishers

Método de Ensino
1) Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.C.;
2) Visionamento e análise de excertos de filmes e/ou produtos audiovisuais;
3) Exercícios práticos e desenvolvimento de um projeto.

Software utilizado nas aulas
Studiobinder, Final Draft, CeltX, ou similar.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos