IPT Logotipo do IPT

Pós-Graduação em Território e Proteção Civil

Cartografia e SIG

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP

Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio
- Alexandra Águeda de Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender a natureza da informação geográfica de natureza territorial no contexto da cartografia.
Recurso a sistemas de informação geográfica para criação de informação geográfica a partir dos dados geográficos, através de técnicas de processamento de dados, com intuito de os representar cartograficamente.

Programa
1.Introdução à Cartografia.
2.Introdução aos sistemas de informação geográfica; 3.Sistemas de Coordenadas e Cartografia Portuguesa; 4.Técnicas de processamento e representação de dados espaciais.
5.Produção cartográfica.

Metodologia de avaliação
A Frequência terá por avaliação, o desenvolvimento de exercícios que serão solicitados ao aluno (30%) mais a realização de um trabalho individual (poster) de aplicação prática de estudo espacial à proteção civil ou ao território (70%)

O Exame e exame de recurso corresponderá a um trabalho individual de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfico a problemáticas reais associadas a território ou à proteção civil. Este trabalho deverá ser apresentado em jeito de relatório e o projeto enviado (100%).

Bibliografia
- Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica . (Vol. I). Lisboa: Lidel
- Julião, R. (0). Guia metodológico para a produção de cartografia municipal de risco e para a criação de sistemas de informação geográfica de base municipal. Acedido em 27 de março de 2023 em http://www.prociv.pt/bk/Documents/guia_metodologico_SIG.pdf

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a
exposição, a demonstração e a aplicação prática.

Software utilizado nas aulas
ARCGIS - PRO

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos