IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Licenciatura em Conservação e Restauro

Métodos de Representação 1

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT

Docente(s)
- Inês Domingues Serrano

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento da capacidade de visualização no espaço e da sua representação,em duas e três dimensões. Representar objectos de acordo com as normas NP e ISO.O estudante fica capacitado de representar objectos de acordo com o desenho rigoroso e normativo.

Programa
Conceitos fundamentais de representação de desenho técnico. Construções geométricas.Folhas de desenho e suportes de escrita. Representação espacial através de projecções ortogonais.Tipos de traços, linhas e sua utilização. Secções e Cortes. Perspectivas rigorosas e axonométricas. Cotagem de elementos. Maquetas de representação de objectos na história e aplicações em conservação e restauro.

Metodologia de avaliação
Os estudantes são avaliados durantes as aulas teóricas (T) e práticas (PL), de uma forma qualitativa e quantitativa, através de dois trabalhos com diferentes ponderações.

A avaliação será expressa, através dos critérios assentes em duas componentes (T) e (PL). Conjunto de trabalhos realizados
Tr 1(PL)- Trabalhos executados durante cada uma das aulas, compreendendo todos os exercícios (indicados, pelo docente. A classificação de Tr1 é a média dos trabalhos realizados, e sempre superior a 9,5 valores, com ponderação de 60%.
Tr 2(T)- exercício com aplicação da matéria teórica dada, com ponderação de 40%.

O estudante fica excluído de Exame caso Tr1(PL) seja inferior a 9,5 valores
O estudante fica dispensados de Exame se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, em cada uma das duas componentes
A parte teórica(T)pode ser feita em exame, através de prova escrita, com a ponderação de 40%.
Classificação Final(CF) obtida pela fórmula: CF=0,6 PL+ 0,4 T

Os trabalhos são elaborados e entregues no ano académico respectivo, e não transitam de ano

Bibliografia
- PANOFSKY, E. (1993). ). A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA. Lisboa: Ediçoes 70
- VEIGA CUNHA, L. (1080). DESENHO TÉCNICO. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- BERGER, J. (1980). MODOS DE VER. Lisboa: Edições 70
- MASSIRONI,, E. (1982). VER PELO DESENHO: ASPECTOS TÉCNICOS, COGNITIVOS, COMUNICATIVOS. Lisboa: Edições 70

Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição da matéria,aulas teórico-práticas com exemplos e exercicios de âmbito didático.Visita de estudo a locais de interesse para a UC. Leitura-interpretação de desenhos técnicos e manuseamento de instrumentos de representação.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 16 de novembro de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos