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TeSP - Segurança e Proteção Civil

Português

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem:
1. exercitar uma correta construção de frases;
2. desenvolver a capacidade de expressão clara e rigorosa de ideias, em redações e apresentações orais, sobre variados temas;
3. aprender as normas de elaboração de trabalhos académicos adequadas a estudantes do ensino superior (relatórios, recensões e trabalhos monográficos), exercitando um correto uso das fontes consultadas, trabalhando as informações delas retiradas e apresentando sobre as mesmas uma redação pessoal;
4. conhecer as principais linhas da história da língua e da literatura em Portugal;
5. exercitar a capacidade de interpretação de textos, sobretudo académicos, mas também literários.

Programa
1. A Comunicação:
1.1. aspetos gerais;
1.2. discurso oral e escrito, na diversidade das suas tipologias (literário, científico, utilitário e coloquial); as diferentes formas da literatura oral (poesia trovadoresca, oratória, retórica, teatro) e escrita (a poesia e a prosa nas suas várias modalidades);
2. regras metodológicas para a elaboração de trabalhos académicos (relatórios, recensões e trabalhos monográficos);
3. breves referências históricas da língua portuguesa, das origens aos finais do séc.XV;
4. a literatura portuguesa no Renascimento (as marcas europeias e as da expansão ultramarina); interpretação de textos;
5. o destaque do Padre António Vieira no séc.XVII e as suas marcas na cultura portuguesa;
6. a literatura no tempo das "Luzes";
7. panorama sintético literário do séc.XIX;
8. principais referências literárias da primeira metade do séc.XX.

Metodologia de avaliação
A avaliação incidirá, em 50%, nos trabalhos realizados em aula e, nos restantes 50%, numa frequência sobre os conteúdos apresentados e contendo um exercício de interpretação de um texto. Se a média das duas avaliações for igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20), o aluno dispensará de exame.
Para os alunos que tiverem de ir a exame e/ou a exame de recurso, este seguirá o mesmo modelo da frequência e terá um valor de 100%, ressalvando-se a possibilidade de fazer média com os trabalhos da avaliação contínua se esta os beneficiar (neste caso, tanto o conjunto dos trabalhos ,como o exame, valerão, cada, 50%).

Bibliografia
- CIDADE, H. (1979). Padre António Vieira. (Vol. 1). Lisboa: Arcádia
- MOREIRA, V. (2017). Gramática de Português. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- SARAIVA, A. (2012). História da Cultura em Portugal. (Vol. 1-4). Lisboa: Gradiva
- SARAIVA , A. e LOPES, O. (2017). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora

Método de Ensino
Métodos:
1. aulas teóricas expositivas (com recurso aos meios audiovisuais);
2. aulas práticas (exercícios de interpretação, redações, relatórios e apresentações orais); trabalhos sobre temas de história da segurança e proteção civil

Software utilizado nas aulas
PowerPoint

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de novembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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