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Ano Letivo: 2016/17

Segurança e Proteção Civil

Liderança e Gestão Operacional de Equipas

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 62235.

Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Dar a conhecer conceitos para um aprofundamento do funcionamento de equipas inovadoras nas organizações, concorrer para a melhoria do desempenho das equipas de trabalho em protecção civil.

Programa
Definição de organização.
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência.
Interpretar a organização como um sistema aberto.
Reconhecer as pessoas nas organizações.
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional.
Identificar a organização como um sistema de papéis.
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional.
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização.
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana.
Definir cultura e clima organizacional.
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização.
Definir liderança.
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação.
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança.
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt.
Caracterizar sistema de liderança de Rensis Likert.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton.
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler.
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard.
Caracterizar uma organização onde existe o empowerment.

Metodologia de avaliação
A avaliação sendo continua engloba exercícios, actividades, e questionários feitos em aula, sendo a avaliação periódica constituída por uma prova de frequência. A soma das duas avaliações terá de somar, no mínimo 10 valores para dispensar de exame.

Bibliografia
- Adair, J. (2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
- Owen, J. (2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
- Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo

Método de Ensino
A avaliação de conhecimentos constitui um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o curso.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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