IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Analítica e Inteligência Organizacional

Gestão do Capital Humano

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11262/2016 - 19/09/2016

8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O , Cód. 39322.

Docente(s)
- Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a importância de uma atividade empresarial ética e socialmente responsável.Desenvolver competências de alinhamento da estratégia organizacional com as políticas e práticas de responsabilidade social. Desenvolver competências de comunicação, liderança e gestão de equipas e mudanças.

Programa
a) Gestão Multicultural e Comunicação Empresarial: variáveis e competências multiculturais, liderança de equipas multiculturais, perfis de inteligência cultural, exemplos práticos de orientações para a gestão multicultural, gestão multicultural comparada b) Liderança e Gestão de Equipas: Poder, influência e liderança nas organizações, gestão e liderança, modelos de abordagem, traços, comportamentos, contingências, ressonâncias c) Gestão da Mudança: Estratégias de tomada de decisão, agentes e o processo de mudança, entrada e contratualização, recolha de dados, diagnóstico e feedback, introdução à Intervenção, diferentes níveis de intervenção d) Ética Empresarial e Responsabilidade Social: Comportamentos éticos a nível transacional e contextual, Responsabilidade social a nível transacional e contextual, exemplos existentes a nível das organizações, commitment e flowing, outplacement, e empowerment. e) Gestão da Performance Humana: objetivos da gestão da performance humana, sistemas e processos de performance humana, métodos e instrumentos.

Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de uma prova escrita e na realização de trabalhos práticos, sendo que ambas as componentes têm um peso de 50% da classificação final.

Bibliografia
- Armstrong, M. e Baron, A. (2008). Human Capital Management. (Vol. 1). (pp. 1-240). London: Kogan Page
- Armstrong, M. (2010). Armstrong's Essential Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-432). London: Kogan Page
- Armstrong, M. (2013). Handbook of Personnel Management Practice. London: Kogan Page
- Reis, F. e Silva, V. (2014). Capital Humano. (Vol. 1). (pp. 1-328). Lisboa: Si­labo

Método de Ensino
A UC está organizada em sessões teórico-práticas nas quais são lecionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações PowerPoint, bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos adquiridos.

Software utilizado nas aulas
ERP-Recursos Humanos, Gestão da Formação.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado