IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Comunicação Social

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Marta Margarida Santos Dionísio

Marta Margarida Santos Dionísio

Gabinete: Gabinete de Línguas da ESTA/ Gabinete B191 ESGT
t.: 241379500
ext.: 2719
endereço de e-mail

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500
endereço de e-mail
Plano curricular
Cód. UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
905488 AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905489 EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905487 FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905484 Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5
905483 Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905485 Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
905481 Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
905482 SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
9054812 Comunicação OnlineTronco ComumMultimédia, Ciências da Comunicação 4
9054818 Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5
9054822 História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
905462 Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4
905472 Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4
9054810 Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7
9054731 [CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054732 [CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054631 [J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
9054632 [J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
905467 Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7
905477 Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
905469 Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5
9054815 Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5
9054813 Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação 4.5
905471 Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
9054814 Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
9054723 [CEM] Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054628 [J] FotojornalismoTronco Comum 5
2º Semestre
9054817 Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
9054610 Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7
9054710 Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
9054811 Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
9054712 Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
9054816 Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
905468 Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5
9054722 [CEM] Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054625 [J] Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
9054613 Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7
9054713 Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
9054715 Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
9054614 Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5
9054821 Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5
9054820 SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
9054726 [CEM] Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054626 [J] Cultura Visual e PaginaçãoTronco ComumJornalismo 5
9054624 [J] Realização e Produção RadiofónicaTronco ComumJornalismo 5
9054819 Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação 4.5
2º Semestre
9054304 Discurso e Formatos RadiofónicosTronco Comum 5
9054621 EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20
9054721 EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
9054620 Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20
9054720 Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
9054730 [CEM] Comunicação AutárquicaTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054724 [CEM] Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054627 [J] CiberculturaTronco ComumJornalismo 5

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

Plano curricular
Cód. UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
905488 AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905487 FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905484 Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5
905483 Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
905485 Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
905481 Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
905482 SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
9054812 Comunicação OnlineTronco ComumMultimédia 4
9054818 Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5
9054822 História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
905462 Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4
905472 Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4
9054810 Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7
9054731 [CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054732 [CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054631 [J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
9054632 [J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
905467 Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7
905477 Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
905469 Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5
9054815 Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5
9054813 Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências da Comunicação 4.5
905471 Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
9054814 Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
9054723 [CEM] Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054628 [J] FotojornalismoTronco Comum 5 António Ventura
2º Semestre
9054817 Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
9054610 Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7
9054710 Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
9054811 Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
9054712 Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
9054816 Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
905468 Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5
9054722 [CEM] Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054625 [J] Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
9054613 Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7 Hália Santos
9054713 Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Andreia Almeida
9054715 Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Célia Maria Ramos Serra Reis Barroso
9054614 Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5 Raquel Botelho
9054821 Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5 Cláudia Pires da Silva
9054820 SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
9054726 [CEM] Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5 Célia Maria Ramos Serra Reis Barroso
9054626 [J] Cultura Visual e PaginaçãoTronco ComumJornalismo 5
9054624 [J] Realização e Produção RadiofónicaTronco ComumJornalismo 5 Rúben Alexandre Lopes Martins
9054819 Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4.5 Hália Santos
Cláudia Sousa Rosa
2º Semestre
9054304 Discurso e Formatos RadiofónicosTronco Comum 5
9054621 EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20 Hália Santos
9054721 EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
9054620 Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20
9054720 Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
9054730 [CEM] Comunicação AutárquicaTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054724 [CEM] Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
9054627 [J] CiberculturaTronco ComumJornalismo 5 Raquel Botelho

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos