IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Licenciatura em Comunicação Social

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Marta Margarida Santos Dionísio

Marta Margarida Santos Dionísio

Gabinete: Gabinete de Línguas da ESTA/ Gabinete B191 ESGT
t.: 241379500
ext.: 2719
endereço de e-mail

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500
endereço de e-mail
Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Alemão Línguas Estrangeiras 4.5
Espanhol Línguas Estrangeiras 4.5
Francês Línguas Estrangeiras 4.5
Géneros Jornalísticos Jornalismo 5
Inglês e os Media Línguas Estrangeiras 4.5
Introdução ao Marketing Comunicação Empresarial 5
Semântica e Pragmática do Português Ciências Sociais e Humanas 5.5
Sociologia Ciências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
Comunicação Online Ciências da Comunicação, Multimédia 4
Discurso dos Media Ciências da Comunicação 5
História Económica e Política Ciências Sociais e Humanas 5
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4
Técnicas de Expressão Oral e Escrita Ciências Sociais e Humanas 7
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5

 

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier I Comunicação Empresarial 7
Atelier I Jornalismo 7
Laboratório de Jornalismo Jornalismo 5
Métodos Quantitativos Matemática 4.5
Problemáticas Contemporâneas Ciências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
Relações Públicas e Gestão de Eventos Comunicação Empresarial 5
Teorias da Comunicação Ciências da Comunicação 4
[CEM] Estratégias de Marketing Comunicação Empresarial 5
[J] Fotojornalismo 5
2º Semestre
Análise de Audiências Ciências da Comunicação 5
Atelier II Comunicação Empresarial 7
Atelier II Jornalismo 7
Desafios da Globalização Ciências da Comunicação 4
Linguagens Publicitárias Comunicação Empresarial 5
Literatura e Pensamento Contemporâneos Ciências Sociais e Humanas 4
Tecnologias do Audiovisual Jornalismo 5
[CEM] Assessoria de Imprensa Comunicação Empresarial 5
[J] Realização e Produção Televisiva Jornalismo 5

 

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier III Comunicação Empresarial 7
Atelier III Jornalismo 7
Comunicação Interna Comunicação Empresarial 5
Escrita Digital Jornalismo 5
Fundamentos de Economia Ciências Económicas e Sociais 4.5
Semiótica Ciências Sociais e Humanas 4
[CEM] Comunicação de Crise Comunicação Empresarial 5
[J] Cultura Visual e Paginação Jornalismo 5
Ética e Direito da Comunicação Ciências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
2º Semestre
Discurso e Formatos Radiofónicos 5
Estágio Comunicação Empresarial 20
Estágio Jornalismo 20
Projeto de Empreendedorismo Comunicação Empresarial 20
Projeto de Empreendedorismo Jornalismo 20
[CEM] Comunicação Autárquica Comunicação Empresarial 5
[CEM] Marketing Digital Comunicação Empresarial 5
[J] Cibercultura Jornalismo 5

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Alemão Línguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Francês Línguas Estrangeiras 4.5 Manuela Silva
Géneros Jornalísticos Jornalismo 5 Hália Santos
Inglês e os Media Línguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Introdução ao Marketing Comunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
Semântica e Pragmática do Português Ciências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Sociologia Ciências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Comunicação Online Multimédia 4 Raquel Botelho
Discurso dos Media Ciências da Comunicação 5 Hália Santos
História Económica e Política Ciências Sociais e Humanas 5 Cláudia Pires da Silva
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Inglês Aplicado Línguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Técnicas de Expressão Oral e Escrita Ciências Sociais e Humanas 7 Maria Romana
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5 Marta Dionísio
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial 5 Manuela Silva
[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5 Marta Dionísio
[J] Francês Aplicado ao Jornalismo Jornalismo 5 Manuela Silva

 

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos