IPT recebe apresentação de livro sobre Movimentos Migratórios

O livro “Identidades e Diversidade Cultural: Movimentos Migratórios” será apresentado no próximo dia 30 de maio no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). O Presidente do IPT orientará o evento organizado pelos coautores Síria Borges, Marleide Lins e Luiz Oosterbeek no Auditório José Bayolo Pacheco de Amorim, no campus de Tomar, a partir das 16:30 horas.

Promover a reflexão individual sobre a participação no fenómeno migratório, alargar o conceito de migração e encorajar a discussão de problemáticas associadas são os principais objetivos desta obra dividida em três partes.

“Migrações, Identidade e Humanidades” são as temáticas abordadas no primeiro segmento composto por quatro capítulos - Migrações: uma característica identitária da humanidade de Luiz Oosterbeek, Identidades globalizadas: a ressignificação do migrar diante da fragmentação do mundo por Adriana Capuano, Travessias da África Subsaariana à Europa: resistência e sentimento de não pertencimento de Marleide Lins e Mação, a capital secreta do mundo da autoria de Hugo Gomes, Carlos Rodriguez, Síria Borges, Virginia Lattao, Sara Garcês e Jedson Cerezer.

Por sua vez, a segunda parte da obra foca-se em temas como a relevância das instituições arquivísticas para a pesquisa sobre a migração e mobilidade indígena no Piauí, o contexto da migração cigana no Maranhão, o instituto do refúgio no que toca ao fluxo imigratório dos cubanos, o sentimento de pertença de mulheres japonesas que migraram ao Rio Grande do Sul em meados do século XX e relatos de mulheres estrangeiras, sobreviventes do cárcere, no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Intitulada de “Migrações, Etnicidade e Gênero”, esta coletânea de capítulos reúne investigações de Síria Borges, Deusdedit Carneiro, Tássia Távora, Alexandra Begueristain, André Soares e Natália Corazza.

Já o último capítulo do livro, analisa a influência das migrações na literatura, dança e música com recurso a exposições de Luzia Marques, Feliciano Bezerra, Rute Lages e Algemira Mendes.

A sessão de apresentação de “Identidades e Diversidade Cultural: Movimentos Migratórios” é aberta ao público em geral, contará com a presença de representantes políticos do Piauí e promete ser um momento de reflexão pessoal e coletiva.