IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Festa dos Tabuleiros alia tradição à inovação

 

Aplicação inovadora de telemóvel desenvolvida pelos alunos do IPT facilita acesso à Festa dos Tabuleiros e apoia autoridades de segurança

Quer saber em que rua está a passar o Cortejo da Festa dos Tabuleiros?

Quer saber a que horas começam os Jogos Populares ou aquele concerto a que quer assistir?

Está a chegar a Tomar e quer saber qual dos 20 parques de estacionamento está livre para deixar o seu carro e aproveitar a Festa?

Tudo isto e muito mais vai ser possível, na edição de 2015 da Festa dos Tabuleiros, através do seu telemóvel.

A aplicação chama-se “Smarter Fest” e foi desenvolvida pelos alunos da Pós-graduação em Business Intelligence do Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com a SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, e o Município de Tomar. Juntos, decidiram encontrar uma solução tecnológica inovadora para dar resposta à enorme afluência de visitantes a Tomar, durante a Festa dos Tabuleiros, que este ano se realiza de 4 a 13 de julho.

O resultado é uma marca já registada pelo Instituto Politécnico de Tomar e que vai permitir à Festa dos Tabuleiros aliar a tradição e a inovação. A nível tecnológico, o produto é suportado pelas plataformas IBM Intelligent Operations Center (IOC) e IBM Bluemix.

A app para os visitantes está disponível para o iOS e Android, na Apple Store e no Google Play, respetivamente, e permite em tempo real consultar a agenda dos eventos, localização e grau de ocupação de parques de estacionamento e localização do cortejo.

Além das funcionalidades para os visitantes, o “Smarter Fest” tem também uma importante dimensão operacional para as autoridades de segurança e proteção civil de Tomar. PSP, GNR, Bombeiros e Proteção Civil vão carregar e receber, numa plataforma comum, registos e tipificação de todas as ocorrências da Festa dos Tabuleiros, tais como congestionamentos de tráfego, eventuais incidentes ou acidentes, lotação dos parques de estacionamento para reorientação do trânsito, entre outros dados relevantes.

Toda esta informação será útil não só para a monitorização e tomada de decisões durante a edição deste ano da Festa dos Tabuleiros, como para o planeamento e gestão operacional de eventos futuros, em Tomar.

Tanto na Apple Store como na Google Play a app tem o nome de SmarterFest.

Link da app iOS da Apple Store


Link da app Android do Google Play


Mais informações sobre o “Smarter Fest” em:
www.facebook.com/PosGraduacaoBusinessIntelligence
 

 

<< voltar
 
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado