Seminário de Tecnologia Química - 150 anos Tabela Periódica

A Assembleia Geral das Nações Unidas de dezembro de 2017 proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT2019). As Nações Unidas reconhecem a importância da consciencialização global de como a Química promove o desenvolvimento sustentável e fornece soluções para os desafios globais da indústria, da energia, da educação, da agricultura e da saúde.

Este ano internacional reúne diferentes parceiros, incluindo UNESCO, sociedades científicas, educacionais e outras para promover e celebrar a importância da tabela periódica dos elementos químicos e das suas aplicações para a sociedade.

O Instituto Politécnico de Tomar através da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), com uma história de mais de 30 anos de oferta formativa na área da Tecnologia Química, associa-se ao IYPT2019, através de várias iniciativas coordenadas e apoiadas a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), nomeadamente as atividades: Desafios da Química 2019 (DESQ2019), a decorrer durante 10 semanas desde o dia 29 de janeiro, data oficial do início das comemorações, na qual decorreu, também, a iniciativa Tabela Periódica Humana; o Dia do Carbono, que teve lugar no dia 21 de março, e outros eventos que decorrerão até ao final do ano.

Igualmente inserido na comemoração, o Seminário anual de Tecnologia Química, estará subordinado ao tema 150 ano da Tabela Periódica e decorrerá no dia 8 de maio no auditório Dr. Júlio das Neves – O106. Este contará com a presença da SPQ e de empresas da indústria química de relevo na região de Tomar.

A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória