Escolher Robótica, Escolher Ciência

Decorre no próximo dia 13 de abril, no auditório doutor José Bayolo Pacheco de Amorim,  no campus do IPT, a Competição de Robótica integrada no projeto Escolher Robótica, Escolher Ciência.

Programa do Concurso de Robótica 2016

9:15 – Chegada/Receção das equipas

9:30 – Período de testes na pista (todas as equipas)

12:00 –  Almoço Livre

13:30 – Preparação do início das provas

14:30 – Prova 1 – Seguimento de Linha

15:45 – Prova Livre

16:15 – Prova 2 - Desvio de Obstáculos

17:30 – Anúncio do vencedor e entrega de prémios

Atividades Paralelas (para escolas/docentes/alunos acompanhantes):

Semana da Engenharia – Dia da Engenharia Eletrotécnica – Ciclo de Palestras - 9:30-12:30 horas

09:30 – Receção
10:00 – “LINE.IPT – Laboratório para o Entendimento das Engenharias” - Lab. de Inovação Empresarial LINE
10:30 – "Investimento Financeiro baseado em feed-in tariff Vs Eficiência Energética baseada em produção adaptada ao perfil de consumo" - Empresa Critical Kinetics
11:30 – “Redes de distribuição inteligentes – o Projecto Inovgrid” - EDP Distribuição - Energia, S.A.
12:00 – "Tema ainda não definido" - Empresa WINDup
12:30 – “Municípios e Cidades Inteligentes” - Empresa ISA

O projeto "Escolher Robótica, Escolher Ciência" nasce de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) que visa promover a aproximação entre os ensinos secundário e superior, numa perspetiva de partilha de recursos e de estímulo ao prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.

Este projeto tem por objetivo fornecer a alunos de escolas secundárias uma base de conhecimentos sobre robótica, sensores, comunicação de dados e sistemas autónomos de energia. Insere-se nos objetivos traçados pelo Instituto Politécnico de Tomar, de aproximação ao ensino secundário e profissional da região através da demonstração e desenvolvimento de atividades pedagógicas inovadoras, de cariz experimental desenvolvidas na Instituição, para a aprendizagem de conceitos científicos e tecnológicos nas áreas de Automação e Robótica, que pretende servir de  inspiração e motivação para alunos de todas as idades.