IPT

Ciclo em Fotografia e Território - Narcisismo das Pequenas Diferenças

 


A terceira exposição do Ciclo em Fotografia e Território deste ano apresenta, no próximo dia 2 de julho, na Casa dos Cubos a série “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, de Pauliana V Pimentel, trabalho desenvolvido durante uma residência artística na ilha de S. Miguel, nos Açores, em 2017.

Através desta série podemos assistir ao desenvolvimento de um conjunto de linhas que já se vislumbravam em trabalhos anteriores da artista, nomeadamente o interesse pelo retrato e pela juventude, expresso através de uma fotografia empática, de proximidade entre autora e visados, onde identidade e individualidade, diferença e performance, parecem andar de mãos dadas para constituir uma experiência do mundo que é ao mesmo tempo estética e sensível.

Também a seleção dos locais onde os retratos foram efetuados, além de dar a conhecer algo do ambiente social do lugar e do entorno paisagístico da ilha, parece contribuir para uma dimensão distintiva da individualidade dos retratados, de uma simbiose entre expressões, gestos, linguagem corporal, ambientes, lugares e paisagem, cheia de sentidos e possibilidades, de uma potência expressiva que nos apraz não apenas registar como também mostrar.

Sobre Pauliana V Pimentel (1975, Lisboa)…

Como artista visual faz exposições regulares desde 1999. Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao coletivo [Kameraphoto] desde 2006 até à sua extinção em 2014. É professora de fotografia autoral. Em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora “VOL I” (Pierre von Kleist), “Caucase, Souvenirs de Voyage” (Fundação Calouste Gulbenkian) em 2011, em 2018 “Quel Pedra” (Camera Infinita), e em 2019 “Narcisismo das Pequenas Diferenças” (Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa). Realiza também filmes. Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 foi nomeada para o Prémio NOVO BANCO Photo. Esteve durante 5 anos representada na Galeria 3+1 Arte
Contemporânea e 7 anos na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Atualmente pertence à Galeria Cisterna, em Lisboa, e colabora com diversas galerias nacionais e internacionais. Parte da sua obra pertence a colecionadores privados e institucionais, tais como Fundação Calouste Gulbenkian, Partex, Fundação EDP, Maat e Novo Banco.

 

 
<< voltar
 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos