A aprovação do Estatuto do Estudante Internacional em 2014, abriu portas ao recrutamento de alunos internacionais, sendo uma mais-valia para as instituições de Ensino Superior que ao longo dos últimos anos se têm debatido com a diminuição de alunos nacionais e nesse sentido importa delinear estratégias que nos permitam recrutar mais alunos internacionais.
Esta iniciativa tem como principal objetivo promover a troca de boas Práticas sobre o recrutamento de alunos estrangeiros com vista ao aumento do número de alunos Internacionais no IPT. Por outro lado, uma vez que se pretende aumentar o número de estudantes internacionais, e de modo a “preparar a casa”, considera-se de elevada importância que esta 2.ª Semana Internacional de Staff sirva também para Educar para a Interculturalidade, para a Cidadania, para a Inclusão, uma tarefa que deve ser também efetuada pela Escola, contribuindo deste modo para a reflexão individual numa altura em que assistimos a tomadas de posição opostas e controversas sobre estes assuntos. Pretende-se assim, através de palestras, abordar questões da diversidade cultural, das relações interculturais e da gestão da Interculturalidade. Sendo este o 2.º grande objetivo desta Semana Internacional.
A par destes objetivos pretende-se ainda:
- Dar a conhecer aos nossos parceiros e a outros o nosso Instituto, de modo a fortalecer a nossa cooperação internacional;
- Promover relações entre investigadores;
- Aumentar a qualidade e a atratividade do nosso Instituto;
- Expandir a network internacional, discutir oportunidades de cooperação futura e de participação em Mestrados conjuntos, conferências e seminários.
Programa e mais informações em www.gri.ipt.pt
<< voltar