2016 High School Innovation Summit

Decorre no próximo dia 6 de abril, nas instalações do Tagus Valley, em Abrantes, o 2016 High School Innovation Summit, uma iniciativa aglutinadora de esforços multidisciplinares, que visa o desenvolvimento e promoção da Região do Médio Tejo, aproximando a comunidade académica de nível secundário e superior e o mercado empresarial, demonstrando as capacidades da região, quer de fixação de recursos qualificados, quer de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos técnicos e científicos de nível superior.

A organização desta iniciativa, resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Lusídeias – Plataforma Nacional de Inovação do Grupo Compta, a Comunidade Intermunicipal do Medio Tejo (CIMT), a Câmara Municipal de Abrantes (CMA), a IBM, a Softinsa e o Tagus Valley – Tecnopolo do Vale do Tejo.

O objetivo central deste evento, aberto a toda a comunidade, é incentivar o empreendedorismo digital, motivando e envolvendo a comunidade para as temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia.

O programa do evento assenta na temática da Inovação e inclui Workshops (com emissão de Certificado de Participação) e “Demos Tecnológicas”, visitas aos stands dos parceiros promotores e aos laboratórios da ESTA e do Tagus Valley, bem como dois seminários, cuja preleção estará a cargo de individualidades de reconhecido mérito nacional. Os participantes neste evento terão ainda a oportunidade de participar num Peddy Paper Tecnológico, uma atividade organizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação da ESTA.

O concurso de ideias dirigido a alunos dos Ensino Secundário é o elemento central deste evento. As 10 ideias finalistas serão apresentadas, pelos seus promotores, perante um júri e um público composto por mais de 300 jovens estudantes do Ensino Secundário, a que se juntarão os alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e a comunidade em geral. O evento terminará com a atribuição de prémios aos 3 primeiros classificados, os quais são constituídos por Bolsas de Estudo do Instituto Politécnico de Tomar, estágios de verão nas empresas associadas, a que acresce um computador portátil para o 1º classificado, um tablet para o 2º e um smartwatch para o 3º classificado.

10:00 – Boas Vindas (Doutora Sofia Mota – ESTA.IPT)
10:15 – Abertura dos Trabalhos (Dra. Maria do Céu Albuquerque - CMA)
10:45 – Intervenções Institucionais (Doutor Eugénio Pina de Almeida - IPT; Dr. Jorge Delgado - Compta; A confirmar - Grupo IBM)
11:30 – Início das apresentações - Pitch das ideias selecionadas.
11:30 – Workshops & Visitas (stands e laboratórios) (em paralelo com as apresentações)
13:30 – Almoço
15:00 – IBM Cidades Inteligentes, Cidades Cognitivas (Keynote Speaker)
15:45 – Seminário: Um caso real Lusídeias – PaxVoice
15:00 – Peddy Paper Tecnológico (em paralelo com os seminários)
17:00 – Entrega de prémios
17:30 – Encerramento

WORKSHOPS

Introdução ao WebDesign – Tiago Aica & Emanuel Alves
Empreendedorismo Digital - Olinda Sequeira
Comunicação Irreverente – Sérgio Aleluia
Editor de Vídeo por um dia - Alexandre Carrança & Tiago
Modelação e Animação 3D – Hugo Silva
Jogos em Scratch – Eduardo Costa
Cidades Inteligentes – a designar
IBM Bluemix – Paulo Monteiro

VISITAS
Laboratórios da ESTA (Estúdio de Televisão, Estúdio de Rádio, Laboratório de Inovação Empresarial, Estúdio de Edição de Vídeo e Áudio, etc.)
Laboratórios do Tagus Valley (LINE)