Simpósio internacional PAPER TRAILS: Post-industrial histories, technical memories and art practices in Tomar

Realiza-se entre os dias 25 e 27 de maio, no Auditório Doutor José Bayolo Pacheco do Amorim do Instituto Politécnico e no Complexo Cultural da Levada de Tomar consoante o dia, o simpósio internacional PAPER TRAILS: Post-industrial histories, technical memories and art practices in Tomar promovido conjuntamente pelo Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART) e pela École de Design et Haute École d’Art du Valais (EDHEA).

Trata-se de mais uma atividade resultante do projeto internacional homónimo e que tem como objetivos principais:

- providenciar uma visão geral do estado do património industrial de Tomar tendo em vista a sua compreensão e análise;

- avaliar o impacto e a viabilidade da adoção de uma estratégia de reconversão artística de antigos lugares industriais, quer em termos transdisciplinares ou geográficos;

- contribuir para a “gestão da paisagem num contexto de sustentabilidade” e “promover mudança positiva”, como estabelecido na Cátedra da UNESCO para as Humanidades e Gestão Integrada das Paisagens Culturais; e

– cumprir com o objetivo – Cidades e Comunidades Sustentáveis – da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Tendo a indústria papeleira e o papel como temas centrais, o Simpósio conta com um conjunto de abordagens ecléticas resultantes da conciliação de perspetivas académicas, artísticas e jornalísticas. Para tal, congregar-se-ão em Tomar, nas datas já mencionadas, nomes como Guilherme d’Oliveira Martins, Jorge Custódio, o coletivo chileno Mesa8 na pessoa de Leslie Fernández, Manuel Portela, Cecília Baptista, Manuel Rosa, Federica Martini e, como convidado especial, Carlos Vaz Marques.

Destaque será igualmente dado ao cinema documental através da exibição dos filmes Invisible Factories (2017) de Robert Ireland, Petra Köhle, Aurélie Strumans e Nicolas Vermot-Petit-Outhenin e Marca d’água (2022) de João Luz, este último concebido no contexto do projeto PAPER TRAILS e focado na desintegração da indústria de papel em Tomar.

Por razões sanitárias relacionadas com a COVID-19 a lotação é limitada, pelo que a inscrição é obrigatória e, por razões logísticas, o prazo para a mesma termina no dia 20 de maio.

Instruções para registo, bem como o programa completo podem ser consultados no link:http://www.papertrails.techneart.ipt.pt/pt/simposio/