Abrantes Cidade Inteligente

Estamos a construir um ecossistema inteligente.

Este é o lema do nosso stand, que procura dar a conhecer as sinergias existentes no município, nomeadamente entre a Câmara Municipal de Abrantes, o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar (ESTA.IPT).

Um concelho que aposta na inovação e na construção de um território inteligente.

Um concelho que aposta nos seus talentos e na capacidade de inovação já instalada, mas que oferece também condições de excelência para a fixação de novas empresas, nomeadamente de base tecnológica.

Enquadrados por quatro eixos principais – Smart Economy, Smart Living, Smart Governance e Smart Environment – irão ser apresentados os projetos desenvolvidos e em implementação nas mais diversas áreas – Investigação e desenvolvimento (I&D), Internet das Coisas (IdC) e Inteligência Artificial (IA):

ECOSSISTEMA APLICACIONAL DA CÂMARA MUNICPAL DE ABRANTES
Gestão de Processos
Abrantes 360
Ferramentas de Gestão e Monitorização de Consumos Energéticos, de Rega e de Frota.
Centro de Monitorização

APP SOU CIDADÃO
Aplicação móvel que permite a comunicação bidirecional entre o cidadão e o município.

APP DESCUBRA ABRANTES
Aplicação de natureza turística que ajuda os visitantes a descobrir o que de melhor Abrantes tem para oferecer.

DETEÇÃO E SEGUIMENTO DE PESSOAS
Sistema de visão computacional para deteção e seguimento de pessoas desenvolvido pela ESTA-ipt.

ROV- REMOTE OPERATED VEHICLE
Sistema de locomoção em ambiente aquático e terrestre, desenvolvido no âmbito do projeto AQUATROPOLIS - uma framework tecnológica disruptiva que permite a gestão, controlo e operação inteligente, otimizada e automatizada das produções aquícolas multitróficas integradas em regime semi-intensivo.

O Projeto AQUATROPOLIS foi desenvolvido por um consórcio de parceiros, nomeadamente, COMPTA, TAGUSVALLEY, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, ALGAPLUS E DOMÓTICA, tendo sido financiado no âmbito do COMPETE 2020
ELIP - BICICLETA DE RODAS ELÍPTICAS

Projeto de I&D individual promovido pela empresa Autoforese, Lda, onde o LINE.IPT – Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, sedeado no TAGUSVALLEY, foi o parceiro de I&D. O projeto consistiu no desenvolvimento, prototipagem e teste do mecanismo de compensação do movimento excêntrico da roda elíptica, originando a patente EN 14764. O Projeto foi co-financiado pelo INALENTEJO, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN 2007-2013.

No decorrer da feira estarão em exposição, com a possibilidade de serem experimentadas, duas bicicletas ELIP.

CUSCARIAS: Sharing Emotions, Inspiring your place
Plataforma digital para partilha de informação e experiências relacionadas com vivências em espaços, lugares e monumentos. Plataforma desenvolvida no âmbito de projeto curricular por alunos da ESTA-ipt e que, entretanto, se encontra já a caminho do mercado.

Protótipo de Nave Espacial em Realidade Virtual
Protótipo que possibilita a imersão do jogador no interior de uma nave espacial, modelada em 3D, usando o Samsung Gear VR como HMD (Head Mount Device), num ambiente de realidade virtual. Projeto desenvolvido pela ESTA-ipt e pela TECHFRAME (Gaming & Entertainment), uma empresa instalada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Tour | Pyx
Aplicação móvel que permite, através do uso da Realidade Aumentada, a dinamização turística de um local através de roteiros interativos na base de gaming real. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Rescue |Pyx
Interface que utiliza a Realidade Aumentada para o desencarceramento automóvel de forma a perceber os pontos de perigo e as indicações técnicas de cada veículo, como também recolherá em simultâneo, com recurso a fotogrametria, o cenário para posterior construção tridimensional aplicável em formações e sinistros. Plataforma desenvolvida por alunos da ESTA-ipt, que criaram a startup Immersive Pyx, incubada no TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Câmara Municipal de Abrantes