Laboratório de Conservação Restauro Pintura e Escultura Policromada

Actividades

 

Neste espaço laboratorial  os alunos têm a possibilidade de desenvolver um programa de metodologias de intervenção, contactando com obras de interesse histórico, artístico e cultural– provenientes de misericórdias, paróquias, fundações, autarquias e museus, bem como de coleccionadores particulares.

As intervenções aqui efectuadas implicam a realização de estudos técnicos e materiais, apoiado pelos laboratórios de física, química, radiografia e fotografia, bem como implicam pesquisa histórica, artística e iconográfica, sustentada pelas áreas de História e de História da Arte. Este laboratório está assim envolvido numa acção interdisciplinar que visa o conhecimento profundo das obras, das suas envolventes e problemáticas, factor indispensável ao estabelecimento e execução de uma metodologia de intervenção adequada.

Além da competência pedagógica (aulas e estágios), possui ainda outras responsabilidades, nomeadamente: prestação de serviços ao exterior, estimativas de custo e orçamentos, acções de peritagem (avaliação de danos, riscos, identificação de técnicas e materiais de execução, etc.), pareceres técnicos, diagnósticos e consultoria técnica, nos domínios da sua especialidade.


 

^ Topo