21º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) no Instituto Politécnico de Tomar

O 21º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) será realizado em Tomar, numa organização conjunta do Instituto Politécnico de Tomar e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 21 a 23 de novembro de 2019.

O SIIE é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em Educação.

Realizado alternadamente entre Espanha e Portugal, proporciona um espaço para investigadores, educadores e representantes institucionais trocarem e debaterem ideias. O SIIE tornou-se uma referência na área da Informática Educativa particularmente no contexto ibero-americano.

Os autores são convidados a enviar contribuições sobre tópicos relacionados com as TIC na educação, tais como:

•    Metodologias de desenvolvimento, utilização e avaliação das TIC em educação
•    Analíticas da aprendizagem
•    Formação de professores em TIC
•    Programação ubíqua em educação
•    Aprendizagem colaborativa
•    Gamificação e simulações em educação
•    Comunidades de aprendizagem
•    Educação a distância e e-Avaliação
•    Robótica e ensino de programação
•    Inteligência Artificial na educação
•    Interação Humano-Computador na Educação
•    Visualização em educação
•    Apoio à aprendizagem não formal e informal no local de trabalho
•    Aplicação de teorias pedagógicas ao design de software educacional
•    Laboratórios virtuais e remotos

O SIIE 2019 recebe propostas de artigos completos e pósteres. Será também organizado um Simpósio Doutoral, dirigido aos estudantes de doutoramento. Todas as contribuições devem ser escritas em inglês (preferencialmente), português ou espanhol.

E para todos os educadores e professores informamos que o SIIE 2019 está em processo de creditação, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Datas importantes:
•    Submissão de artigos: 30 de junho de 2019
•    Notificação sobre aceitação: 20 de setembro de 2019
•    Submissão da versão definitiva: 11 de outubro de 2019
•    Prazo de inscrição: 11 de outubro de 2019
•    Conferência: 21 a 23 de novembro de 2019

Os trabalhos aceites e os pósteres serão publicados nas Atas do SIIE 2019, disponibilizadas durante o evento.  Estas atas serão publicadas como post-proceedings na IEEE Xplore.

Os autores com os melhores trabalhos serão convidados a preparar e submeter versões ampliadas para serem integradas, após uma nova revisão por pares, para publicação nas edições das seguintes publicações científicas: Revista IEEE RITA, Revista Education in Knowledge Society (EKS), Journal of Information Technology Research (JITR), e TICAI - publicação anual produzida pelos capítulos espanhol, português e brasileiro da IEEE Education Society.

Entre os oradores convidados estão Ana Amélia Carvalho (Professora Catedrática da Universidade de Coimbra), Ángel Velázquez Iturbide (Professor Catedrático da Universidade Rey Juan Carlos) e Antonio R. Bartolomé (Professor Catedrático da Universidade de Barcelona). A Comissão organizadora é presidida por Célio Gonçalo Marques, Professor do Instituto Politécnico de Tomar. A Comissão permanente tem como presidente Martín Llamas Nistal da Universidad de Vigo e são co-presidentes da Comissão de Programa: Isabel Pereira do Instituto Politécnico de Leiria e Diana Pérez da Universidad Rey Juan Carlos.

O evento conta também com o apoio do Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Techn&Art), da Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa (ADIE) e da IEEE Education Society.

Para mais informações pode consultar www.siie2019.ipt.pt