IPT

Ficha de Projeto - MTAS

 

Designação do projeto
MTAS - Moving tasks across shapes: the agro-pastoralists spread towards and from the Alto Ribatejo (Tarefas em movimento através das formas: a dispersão agro-pastoril para e a partir do Alto Ribatejo)
Código do projeto


PTDC/EPH-ARQ/4356/2014
Objetivo principal
O MTAS dá continuidade à informação adquirida por várias equipas e especialistas que estudaram a região nas últimas décadas, e em particular o PI, mas foca quatro objetivos principais que pensámos serem imperativos para produzir um conhecimento atualizado acerca desta problemática: i) padrões de ocupação; ii) revisão estratigráfica e aquisição de novos dados; iii) economias líticas; e iv) caracterização do povoamento.


Região de intervenção - A área geográfica é o Alto Ribatejo (Médito Tejo Português), uma região de passagem entre o interior e litoral da Península Ibérica.
Entidade beneficiária - Instituto Politécnico de Tomar
Data de aprovação -05-08-2015
Data de início - 01-07-2016
Data de conclusão - 31-03-2020
Custo total elegível - €168.875,00
Apoio financeiro da União Europeia - NA
Apoio financeiro público nacional - €168.875,00
Apoio financeiro público regional - NA


Objetivos, atividades e resultados
No plano dos padrões de ocupação, foram desenvolvidos trabalhos de prospeção, com incidência na bacia detrítica do Tejo e no Maciço Hespérico, o que permitiu identificar novos sítios arqueológicos, com destaque para o sítio de Salvador, que se converteu num local de intervenção prioritária para o projeto. Os resultados dos trabalhos de prospeção já realizados foram, tal como previsto, inseridos num SIG, que por sua vez constitui a base de um geoportal de acesso livre, preparado com o apoio de um bolseiro de investigação com licenciatura. O geoportal é consultável em : http://www.arcgis.com/apps/MapSeries/index.html?appid=41c568f4b1f04e2f8553502a7061d89d
A revisão estratigráfica incluiu trabalhos na Anta 1 de Val da Laje, na Anta da Lajinha e no sítio de Salvador e no complexo rupestre do Tejo. Este último foi totalmente revisto e um corpus integral foi produzido e disponibilizado em linha, consultável em: http://www.pacadnetwork.com/itm/images/sampledata/Domeniu/mastercorpus2.pdf . Os resultados dos trabalhos permitiram a preparação de diversas publicações, incluindo diversos artigos e uma detalhada monografia da Anta da Lajinha, que se encontra em fase final de edição e será publicada na editora Oxbow.
O estudo das economias líticas permitiu concluir o estudo petrográfico dos monumentos megalíticos e avançar no estudo tecno-morfológico de novas indústrias que foram reveladas durante os trabalhos de prospeção e escavação (nomeadamente no sítio de Salvador).
No domínio da caracterização do povoamento, foram obtidas algumas novas datações, e foi realizado um importante estudo sobre os resíduos de lípidos em cerâmicas, que permitiu abrir novas perspetivas sobre as dinâmicas de mobilidade das comunidades construturas de monumentos megalíticos na região.





 
 
 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos