VITA.IPT - Vida Assistida por Ambientes Inteligentes

 Vida Assistida em Ambientes Inteligentes


Gabriel Pires, Responsável

 

 O Laboratório VITA.IPT é uma unidade de I&D do  IPT que desenvolve atividades na área da Assistência à Autonomia no Domicílio (AAD). O laboratório VITA.IPT pretende afirmar-se como um laboratório de investigação aplicada e de transferência de conhecimento a empresas da região. Atualmente, conta já com o desenvolvimento de diversos protótipos de sistemas de mobilidade pessoal e interfaces.
O laboratório VITA.IPT acolhe a realização de projetos de investigação e beneficia das sinergias criadas com os cursos de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC), Licenciatura em Engenharia Informática (LEI), Mestrado em Engenharia Electrotécnica (MEE), acolhendo a realização dos projetos finais dos seus alunos.

 

 

 

Objetivos

 O laboratório VITA.IPT procura promover o desenvolvimento de produtos e serviços de suporte à AAD em quatro áreas centrais, designadamente:

  • Sistemas de mobilidade para assistência a pessoas com mobilidade reduzida;
  • Interfaces homem-computador (IHC) e interfaces homem-máquina (IHM) para interação com computador e comando sistemas de mobilidade (e.g., baseadas em sensores inerciais, sistemas táteis, etc)
  • Infraestrutura de domótica, monitorização remota, deteção remota da atividade do comportamento humano;
  • Engenharia biomédica: sistemas ambulatórios para monitorização de biossinais (EMG, ECG, pulsómetro) e sistemas de entretenimento (e.g., jogos com comando electroencefalográfico).

 


E-mail - vita@ipt.pt

 

^ Topo