OTIC.IPT Unidade de Transferência e Valorização do Conhecimento

AOficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento do Instituto Politécnico de Tomar é a entidade mediadora nas relações entre o meio académico, instituições parceiras, o mundo empresarial e a sociedade em geral, com a finalidade de identificar e promover a transferência e desenvolvimento de ideias e conceitos inovadores (produtos, processos, etc).
É o agente dinamizador de projetos e de ligação simplificada e eficiente entre todos os atores regionais. AOTIC.IPT integra a estrutura organizacional do IPT como unidade de investigação e desenvolvimento tecnológico e artístico, sendo a unidade funcional que garante o apoio às atividades e projetos de investigação, de transferência de tecnologia e de valorização de conhecimento e de prestação de serviços ao exterior.
O fator importante e decisivo para a criação daOTIC.IPT é a necessidade do IPT assumir o seu papel natural de ator relevante e decisivo para a competitividade da região onde se insere, promovendo a cultura da Inovação Tecnológica e da Sociedade de Informação e Conhecimento.
Assim, aOTIC.IPT surge como uma estrutura dinamizadora do potencial científico e tecnológico do IPT e do espírito empreendedor, sendo a catalisadora das relações do IPT com o meio empresarial e civil da região. Integrada no IPT, é efetivamente reconhecida pelas comunidades académica, empresarial e civil.

Objetivos

A OTIC.IPT - Unidade de Transferência e Valorização do Conhecimento visa identificar e promover o desenvolvimento de ideias e projetos de valorização do conhecimento e intermediar a sua transferência para aplicação concreta na comunidade envolvente do IPT.Os seus objetivos são:
1. Contribuir para a afirmação do IPT como ator relevante no desenvolvimento regional, como pólo aglutinador de ciência e tecnologia a trabalhar para e em conjunto com todos os parceiros regionais.
2.Conhecer as necessidades do tecido empresarial e comunidade envolvente no âmbito da procura de tecnologia, conhecimento e inovação, direcionando-as para o meio académico (IPT), no sentido de criar dinâmicas de cooperação entre as partes.
3. Transferir o conhecimento e tecnologia desenvolvidos no IPT para o meio empresarial, transformando-os em inovação.
4. Promover e gerir as relações do IPT com outras instituições e com o mundo empresarial (e entre empresas), no âmbito da investigação e inovação, criando a Rede de Inovação Regional.
5. Fomentar e apoiar a participação dos agentes da Rede de Inovação nos programas de incentivo I&DT, fortalecendo as capacidades dos organismos da rede.
6.Promover o empreendedorismo e apoiar a criação de novas empresas de serviços e/ou produtos inovadores, que venham a acrescentar valor ao panorama económico regional.
7.Identificar, no tecido empresarial e social, as necessidades de formação e de quadros técnicos especializados, promovendo acções formativas e adequando os curricula à realidade da região.

Ed INOVPoint - Tecnopolo do Vale do Tejo
Rua José Dias Simão