VITA.IPT - Vida Assistida por Ambientes Inteligentes

MOVIDA: Plataforma de Monitorização da Atividade Física

Cofinanciado por:

Centro 2020

DESIGNAÇÃO DO PROJETO: “MOVIDA: Plataforma de Monitorização da Atividade Física”.

CÓDIGO DO PROJETO: CENTRO-01-0145-FEDER-023878

OBJETIVO PRINCIPAL: Este projeto permitirá criar um programa de saúde na comunidade, centrado numa plataforma constituída por uma aplicação móvel e uma interface de prescrição, com objetivo de monitorizar a atividade física, estando dividida em 4 módulos principais, dirigidos a vários setores da população. O programa permite a prescrição e monitorização do desempenho e níveis de adesão ao programa de exercício prescrito, para utilizadores com doença metabólica através do (MOVIDA.cronos), desenhar e acompanhar um programa de reabilitação cardíaca (MOVIDA.eros), acompanhar e quantificar movimentos dentro de casa (MOVIDA.domus), e também aceder a um programa de treino estratificado integrado num circuito de manutenção com objetivo de manter ou melhorar a condição física em utilizadores saudáveis (MOVIDA.polis).

REGIÃO DE INTERVENÇÃO: Centro

ENTIDADES BENEFICIÁRIAS: Instituto Politécnico de Leiria (promotor), Instituto Politécnico de Tomar (co-promotor), Instituto Politécnico de Castelo Branco (co-promotor), Centro Hospitalar de Leiria, EPE (co-promotor) e Município de Leiria (co-promotor)

DATA DE APROVAÇÃO: Julho de 2017

DATA DE INÍCIO: 19/09/2017

DATA DE CONCLUSÃO: 20/03/2019

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 149.505,60 EUR

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 127.079,76 EUR

APOIO FINANCEIRO PÚBLICO/REGIONAL: 0 EUR

OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS:

O IPT está responsável pela pesquisa e desenvolvimento de algoritmos e tecnologias para a monitorização de atividades diárias em ambiente doméstico usando smartphones-  MOVIDA.domus.

O módulo MOVIDA.domus permitirá monitorizar as atividades diárias dos pacientes em ambiente doméstico. Usando um smarphone, o módulo permitirá quantificar os movimentos associados às atividades diárias assim como seguir e aprender os hábitos diários, permitindo lançar alertas quando as rotinas forem alteradas. O uso deste módulo terá particular relevância em pessoas idosas que vivam sozinhas ou em situação de reabilitação.

Resultados esperados:

Aplicação Móvel que permita monitorizar e enviar informação de atividade usando um smartphone.

Aplicação web que processe os dados e determine padrões de comportamento.

Dashboard que permita mostrar os dados monitorizados e determine ações a tomar no caso de alerta.