LIED.IPT - Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância

Enquadramento

Numa sociedade em plena mutação é fundamental que a educação proporcione metodologias e ferramentas que promovam um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e participativo, adequado aos alunos atuais e às suas necessidades (Anastasopouloset al.,2017). A procura e implementação de metodologias de aprendizagemativas (i.e. Project Based learning, Flippedclassroom), bem como, de metodologias de ensino a distância, passaram por isso, a constituir uma prioridade no ensino superior (Marques et al., 2017). É com base nesta realidade que o Instituto Politécnico de Tomar criou em 2019, o Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância, integrado no objetivo estratégico "Promover Inovação Pedagógica e Desenvolvimento da Oferta Formativa" (Coroado, 2018).

Anastasopoulos, P. C.,Bleckmann, P., Marques, C. G., Eriksen, J., Porfírio, J., Gascoin, P., Gyarmathy, E., Kismihók, G., Laanpere, M., & Mariën, I. (2017). Reimagining Education for the Digital Age. LLL Platform Position Paper. Bruxels: Lifelong Learning Platform.

Coroado, J. (2018). Um Futuro Ousado e Sustentável. Acedido em 22 denovembro de 2019 em https://tinyurl.com/vhg2uwm.

Marques, C., Costa, E., Candeias, A., Trindade, A., Vieira, V., Reis, C., Rebordão, H., & Peres, P. (2017). A aprendizagem ao longo da vida no espaço europeu: proposta de um observatório.Superavit: Revista de Gestão & Ideias, 2, 7-14.