LIED.IPT - Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância

Atividade Científica

16-12-2022

Lançamento do e-book "Do Ensino de Emergência à Transformação Digital - Livro de Comunicações e Posters do eL@IES 2021".
Foi apresentado por Célio Gonçalo Marques e Ana Nata, membros do LIED e co-organizadores do e-book durante o eL@IES 2022.
É possível aceder ao e-book em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11625 .
"O presente eBook - reúne os resumos, comunicações e os posters realizadas durante o IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eLIES2021), que se realizou pela primeira vez, em formato virtual e cujo lema foi “Do Ensino de Emergência à Transformação Digital”. O eL@IES é um Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior realizado anualmente, numa parceria de 3 IES das quais, o LE@D, Universidade Aberta é permanente. No âmbito da difusão e da transferência do conhecimento, visa promover a reflexão, o debate e a troca de experiências na implementação, na organização e na aplicação de eLearning nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. Neste enquadramento, o eL@IES 2021 permitiu perceber, reforçar e desenvolver boas práticas de colaboração e de partilha entre as equipas e as unidades de eLearning e as Instituições de Ensino Superior portuguesas."

10-12-2021

IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - eL@IES 2021

Ocorreu no passado dia 10 de dezembro de 2021, o IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior -eL@IES, com o tema “Do ensino de emergência à transformação digital”.Esta edição foi organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade Aberta.

Este evento contou com uma dezena de oradores portugueses e estrangeiros e com 176 participantes, tendo tido como Keynote Speaker, o Professor Doutor Fernando Ramos: Reitor da Universidade Portucalense, Professor Catedrático Convidado da Universidade de Aveiro e Ex-Presidente da Comissão para a Educação a Distância da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A nossa equipa do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED.IPT) coordenou a organização deste evento que contou também com 17 Posters institucionais resultantes de uma avaliação por pares. O Instituto Politécnico de Tomar esteve presente com dois posters: “Criação de Cursos Massivos, online e abertos (MOOC): um estudo de caso no Instituto Politécnico de Tomar”, autores: Célio Gonçalo Marques, Maria Rita Nunes, Paulo Santos, António Manso, Ana Nata, Ana Marta Rodrigues, que recebeu o título de melhor poster desta edição pelos participantes, com o Poster: Criação de Cursos Massivos, Online e Abertos (MOOC): Um estudo de caso no Instituto Politécnico de Tomar.

16-12-2020
Conferência: A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia (On-line)
O nosso Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED. IPT) fez-se representar na conferência virtual "A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em Tempo de Pandemia" pelos nossos Professores Célio Gonçalo Marques e Ana Nata que apresentaram a comunicação "Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superior", no dia 16 de dezembro de 2020. A comunicação teve ainda a autoria dos Professores António Manto, Hélder Pestana, Luís Miguel Ferreira, Maria Rita Nunes e Paulo Santos e será publicada na revista científica UiIPS, Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharias.

09 a 13-11-2020
22nd International Symposium on Computers in Education (Málaga, Espanha)
O nosso Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED.IPT) esteve representado no 22nd International Symposium on Computers in Education, que teve lugar em Málaga (Espanha), com uma comunicação intitulada "Detection of plagiarism in algorithms. A case study using Algorithmi" da autoria de Antonio Manso, Célio Gonçalo Marques, Paulo Santos (membros do LIED.IPT) e Vitor Alencar (Aluno da Licenciatura em Engenharia Informática do IPT). A comunicação será publicada nas atas do simpósio e posteriormente publicada como CEUR post-proceedings, com indexação SCOPUS.

09-12-2019
VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (Universidade do Algarve, Portugal)
Decorreu no dia 9 de dezembro de 2019, o VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior, na Universidade do Algarve (UAlg), uma iniciativa co-organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar. O recém criado Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do IPT, fez-se representar por Célio Gonçalo Marques, que foi também orador convidado com o tema "Perspetivas para o futuro dos Recursos e Tecnologias no eLearning"; A Margarida Oliveira foi convidada a moderar o painel subordinado ao tema "Recursos e Tecnologias no eLearning" e a Ana Marta Rodrigues foi responsável pela comunicação científica do Poster de apresentação deste Laboratório do IPT, cujas áreas em que se encontra a trabalhar, assim como os projetos agendados até 2023, foram reconhecidos pelos pares, tendo sito eleito o melhor Poster deste evento.