LCR

 


António João Cruz, Diretor

 

 O Laboratório de Conservação e Restauro (LCR) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Artístico, formalmente criada em 30 de Janeiro de 2015, que tem como missão o desenvolvimento de actividades de conservação e restauro do património cultural, no contexto da missão global do IPT.

 

 

 

Objetivos

As atividades, em primeiro lugar, estão associadas aos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Conservação e Restauro e neste contexto o LCR tem como objectivo a formação dos estudantes desses cursos; a produção de conhecimento útil, capacidades, competências e aptidões que os preparem para o mercado de trabalho; e a expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação, num projecto de formação global do indivíduo.

Por outro lado, o LCR tem como objectivo contribuir para a protecção e valorização do Património Cultural, que é uma das tarefas fundamentais do Estado, de forma que possa ser convenientemente usufruído no presente e transmitido às gerações futuras. Nesse sentido, através das actividades de Conservação e Restauro que desenvolve em articulação com entidades públicas, entidades privadas e particulares, intervém no Património Cultural nacional, especialmente no que se encontra na região, minimizando os efeitos que promovem a sua degradação e tratando os problemas que se vão manifestando quer devido ao natural passar do tempo, quer devido aos acidentes que afectam o Património.

A actividade do LCR é desenvolvida em estreita colaboração com o Laboratório de Física, Química e Raios X, que integra o Lab.IPT

 


 

^ Topo