BIOTEC.IPT - Laboratório de Bioenergia e Biotecnologia Aplicada

 A Biotecnologia ao serviço da Região


Henrique Pinho, Diretor

 

 O Laboratório de Bioenergia e de Biotecnologia Aplicada (BIOTEC.IPT), consiste num centro de investigação e de desenvolvimento de competências no campo da BIOENERGIA e das aplicações práticas da BIOTECNOLOGIA, tendo presente a estratégia e os interesses das empresas da Região Centro.

 

 

 

Objetivos

O BIOTEC.IPT visa apoiar o desenvolvimento e disseminação de competências na Região Centro, no contexto das Bioenergias e outras formas de Energia Renovável, e no âmbito da valorização de recursos da Região como é o caso particular da biomassa florestal, dando relevo aos conceitos de sustentabilidade e de proteção do ambiente.

Para esse efeito são desenvolvidos projetos de I&D aplicada consoante as necessidades das empresas da Região, e disponibilizam-se recursos para a experimentação de novas ideias de negócio e de suporte ao empreendedorismo nas áreas das bioenergias e da biotecnologia.


As áreas de trabalho mais relevantes são a produção de biocombustíveis, tais como o biodiesel, o bioetanol, o biogás e o bio-hidrogénio, a produção de energia a partir de biomassa florestal, e a valorização, energética ou não, de subprodutos industriais e de outros materiais residuais.

 


 

^ Topo