Introdução à economia e atividade comercial

TeSP - Design Multimédia
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 TP

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a)Saber caraterizar a envolvente empresarial.
b) Dominar as noções básicas de economia e marketing.

Programa
1. O ambiente envolvente e a economia;
1.1. Globalização e União Europeia;
1.2. Economia e bens económicos;
1.3. Pensamento económico, Teoria e Política;
2. Tipos de mercado e condições de equilíbrio;
2.1. Concorrência perfeita,monopólio e oligopólio;
3. Marketing na empresa e na economia;
3.1. A procura de informação sobre o mercado;
3.2. Marketing Mix.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Contínua):
• Prova escrita – 40%
• Trabalhos– 60%
o Escrito – 30%
o Oral – 30%
• Serão excluídos do regime de avaliação contínua e por conseguinte admitidos a exame os alunos que:
o não obtenham uma classificação mínima de 8 valores na prova escrita;
o não apresentem o trabalho (escrito e oral).

A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação.

Avaliação por Exame (Normal e Recurso):
• Prova escrita – 100%

A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.

Bibliografia
- César das Neves, J. (2011). Introdução à Economia. Lisboa: Verbo
- Samuelson e Nordhaus, P. (2005). Economia. Lisboa: Mc Grow Hill
- Kotler, P. (2014). Marketing para o Século XXI. Lx: Presença
- Castells, M. (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que os conceitos teóricos são aplicados à realidade económico-social através da resolução de trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.