Gestão Hoteleira

Gestão Turística e Cultural
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com os vários departamentos que compõem os empreendimentos turísticos, as suas operações diárias, as tendências de gestão, os novos canais de distribuição e todas as operações que diretamente contribuem para a gestão dos mesmos.

Programa
1. Legislação Hoteleira DL 80/2017
a. Noção de empreendimentos turísticos
b. Noção de alojamento local
c. Tipologias de empreendimentos turísticos
d. Unidades de alojamento
2. Gestão de alojamento
a. Gestão de Front office
b. Gestão de Back office
c. Gestão de Reservas
d. Gestão de andares
e. Garantias e políticas de pagamento
f. Tratamento de reclamações
3. Gestão de Alimentação e Bebidas
a. Departamentos de Alimentação e Bebidas
b. Funções no departamento de Alimentação e Bebidas
4. Ferramentas da gestão Hoteleira
a. No marketing digital
b. Na comunicação
c. Na distribuição
d. Nas novas tecnologias
5. Preço e políticas de preço
a. Fórmula Hubbart
b. Noções de Yeld management e revenue management
6. Análises estatísticas e financeiras

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: exercícios (30%),
Teste Escrito final (70%)

Bibliografia
- Costa, R. (2012). Introdução à Gestão Hoteleira. Lisboa: Lidel
- Miller, A. (2016). Hotel Operations Management. Pearson Education: Pearson Education
- Costa, R. (2015). Gestão comercial Hoteleira, . Lisboa: Lidel
- Abranja, N. (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping. Lisboa: Lidel

Método de interação
ME1-Ensino teórico-prático: Exposição e explicação dos conteúdos programáticos, implementando uma aprendizagem participativa, exercícios de aplicação prática. ME2- Orientação em Tutoria: Resolução de exercícios. Explicação e Esclarecimentos de dúvida

Software utilizado nas aulas
Ver e-learning