Gestão e Estratégia

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Identificar a informação da envolvente e da empresa.
2.Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas.
3.Compreender as diferentes situações da análise estratégica
4.Desenvolver a reflexão crítica. Tomar decisões.

Programa
Módulo A
1. Análise estratégica
1.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
1.2. Análise do meio envolvente
1.3. Análise da empresa

2. Formulação da estratégia
2.1. Missão, visão, objectivos e estratégia
2.2. Estratégia do negócio e estratégia corporativa, caracterização e avaliação
2.3. Técnicas auxiliares na formulação de estratégias da organização. Avaliação e selecção de estratégias

3. Organização e implementação da estratégia
3.1. Estrutura organizacional
3.2. Política de gestão
3.3. Avaliação e controlo


Metodologia de avaliação
Avaliação CONTÍNUA
Dois componentes de avaliação obrigatórios: trabalha prático com apresentação e discussão ponderação de 50% - mínimo de dez valores + Teste escrito ponderação de 50% - mínimo de nove valores.


EXAME
Teste escrito ? 100%

Bibliografia
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
- Sanders, W. e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall
- Robbins, S. e Coulter, M. (2009). Management. England: Pearson Prentice Hall

Método de interação
1.Método expositivo.
2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
3.Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável