Gestão da Qualidade

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Luís Miguel Alves de Oliveira
- Rui da Costa Marques Sant`Ovaia

Pré-requisitos
Nenhum específico

Objetivos
Dotar alunos com competências para integrar organizações que pretendam implementar sistemas de gestão para a qualidade, certificação ISO ou desenvolvam Métodos para a Qualidade Total. Desenvolver capacidades de comunicação, motivação e trabalho em equipa.

Programa
A avaliação da qualidade como elemento presente na atividade humana. O século XX, a recuperação económica após 1945 e a importância estratégica da qualidade dos produtos e serviços. Os "gurus" da Qualidade e metodologias propostas.
As sete ferramentas clássicas para a qualidade e as sete novas ferramentas.
A qualidade em Portugal do ponto de vista legislativo. criação do SPQ. Fundos comunitários e desenvolvimento dos processos de certificação a partir de auditorias. Normalização: ISO 9000 e
transição para a versão 2015. O papel do IPQ. Custos e proveitos de aplicação de modelos de qualidade. o método seis sigma e a qualidade total. Sistemas de Gestão Integrada.

Metodologia de avaliação
Participação no decurso da formação - 15%
Elaboração de trabalho de grupo escrito -25 %
Resposta individual e escrita a um conjunto de problemas colocados e desenvolvimento interpretativo de temas - 60%
Dispensa de exame: nota ponderada >= a 10V

Bibliografia
- Kolarik, W. (1995). Creating Quality. (Vol. 1). Singapura: McGraw-Hill International
- Lopes, A. e Capricho, L. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: RH Ed,
- Ganhão, F. e Pereira, A. (1992). A Gestão da Qualidade. Lisboa: Presença
- Ramos Pires, A. (2004). Qualidade-Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Sílabo

Método de interação
Aulas presenciais com descrição de temas.
Debate sobre as mais adequadas interpretações de metodologias propostas para a garantia e gestão da qualidade. Discussão e análise de casos resultantes da experiência profissional do docente.

Software utilizado nas aulas
Nenhum específico