Design Multimédia III

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
Conhecimentos mínimos ao nível da multimédia e de flash.
Domínio de Photoshop e Illustrator.
Capacidade de desenho

Objetivos
IConceber produtos multimédia c/relevância social
IIAprofundar aquisições de conteúdo, layout e interatividade
IIIAplicar procedimentos de design antes do desenvolvimento dos produtos
IVDesenvolver ideias, recorrendo a softw. que permita interação
VDemonstrar esp. crítico e relacional e autonom.

Programa
1 Metodologias do design e de co-design
2 Necessidades ou gadgets. Exemplos
3 O processo de prototipagem. O exemplo IDEO
4 Design: informação e navegação
5 Design do interface; botões, menus, comandos
6 Desenho e desenvolvimento de um protótipo não funcional. Teste colaborativo de uso. Informação qualificada
7 Conceção de atores, de botões e do conteúdo
8 Eventual implementação em platafo.

Metodologia de avaliação
Exercícios específicos assentes c/dinâmica de avaliação formativa
Valorização dos aspectos relacionados/design thinking, prototipagem, empatia, relação c/colegas e stakeholders, design social
Avaliação em frequência do resultado e do processo
Exames

Bibliografia
- ., .. Sebenta da cadeira. Tomar: .
- Nielson, J. (2001). Homepage usability. Indiannapolis: New Riders Publishing
- Blauvelt, A. (2001). Unfolding Identities. In HELLER, Steven (Ed.). In Education of. (pp. 114-127). Nova Iorque: Allworth Press
- Baggerman, L. (2000). Design for interaction. Beverly: Rockport Publishers

Método de interação
A)Aulas expositivas; descoberta
B)Design thinking: prototipagem bidimensional
C)Co-design a partir de teste de uso e discussão
D)Investigação pré-projectual: informação e informadores qualificados
E)Problem solving: criação c/software específico

Software utilizado nas aulas
Flash ou outros, por exemplo After Efects
Photoshop
Illustrator
Eventualmente InDesign para e-books