Design Multimédia II

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
Software de desenho vectorial e de tratamento de imagem

Objetivos
IConhecer ling. cinema
IIFormar p/crítica e consciencia
IIIContactar c/animações e motion graphics
IV Projectar c/guião
VTransformar imagens em hist. animadas
VIDesenvolver narrativas sequenciais
VIITemporalizar
VIIIUsar efeitos c/parcimónia
IXExplorar software
XDesenv. competênc. p/futuro

Programa
Organização segundo:
1) Conteúdos relacionados com a fase analítica, de conhecimento de multimédia, de filmologia, de design e de animação
2)Conteúdos da fase criativa, incluindo ferramentas, processos e design.
3)Conteúdos ou itens da fase de produção ou de ensaio.

Metodologia de avaliação
Utilização do visual script como plano e elemento de avaliação
Exercícios de animação de exploração do software
Exercícios experimentais de animação
Didáctica formativa c/função de detecção e controlo
Avaliação dos trabalhos em frequência e exam

Bibliografia
- Bellantoni, J. (1999). Type in motion. londres: Thames & Hudson
- Bellantoni, J. (2000). Moving type. Hove: Rotovision
- Grilo, J. (2010). As lições do cinema. Lisboa: Colibri
- Arijon, D. (1999). Grammaire du langage filmé. Paris: Dujarric

Método de interação
A)Aulas expositivas: conceitos através de exemplos
B)Leitura de animações, motion graphics
C)Articulação do guião visual a tutoriais específicos
D)Discussão das propostas animação
E)Utilização de OneDrive
F)Relação software/desenho de actores

Software utilizado nas aulas
Ferramenta de produção de animação ou de animação vectorial.
Ferramentas de desenho vectorial.
Ferramentas de manipulação de imagens