Gestão de Projetos em Engenharia Informática

Mestrado em Engenharia Informática-Internet das Coisas
7.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 15,0 OT + 10,0 O

Docente(s)
- Nuno José Valente Lopes Madeira
- Micael Santos Couceiro
- José Casimiro Nunes Pereira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo familiarizar os alunos com as diferentes metodologias existentes para o desenvolvimento de software, nomeadamente metodologias ágeis, e sua aplicação, dotando-os das competências necessárias para a realização de um projeto real.

Programa
a) Introdução à engenharia de software. Especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software.
b) Gestão e planeamento de projetos: análise de riscos, estimativas de esforço, planeamento e monitorização do progresso.
c) Gestão e organização de equipas.
d) Documentação, testes e garantia de qualidade.
e) Modelos de desenvolvimento sequenciais, iterativos ou incrementais e ágeis.
f) Introdução às metodologias ágeis, de desenvolvimento em períodos curtos: requisitos e planeamento, interfaces e protótipos, desenvolvimento, testes e documentação.
g) Aplicação prática de metodologias ágeis no desenvolvimento de um projeto real.
h) Utilização de ferramentas colaborativas para gestão, planeamento, monitorização, e documentação do projeto. Controlo de versões e configurações.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (40%)
Participação nas aulas, realização de trabalhos em contexto de sala de aula
Avaliação Escrita (60%)
Frequência/Exame/Exame de Recurso

Bibliografia
- Sommerville, I. (2011). Software engineering . (Vol. 1). (pp. 1---). USA: Addison-Wesley
- Shore, J. e Warden, S. (2010). The art of Agile Development. (Vol. 1). (pp. 1---). USA: O'Reilly Media
- McConnel, S. (2014). Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction. (Vol. 1). (pp. 1---). USA: Microsoft Press

Método de interação
Nesta unidade serão ministradas aulas teóricas de exposição dos conteúdos programáticos para alcançar os objectivos definidos. Nas aulas de prática laboratorial, serão utilizados meios computacionais elaborar exercícios em contexto laboratorial.

Software utilizado nas aulas
A definir de acordo com os trabalhos a realizar pelos alunos.