Introdução à Gestão

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Gonçalo Nuno Rodrigues Brás

Pré-requisitos
na

Objetivos
O aluno no final da unidade curricular será capaz de entender todos os conceitos base para um curso de gestão, bem como compreender os diversos conceitos que englobam o conceito geral de Gestão.

Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa: um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objectivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objectivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Selecção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objectivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Duas provas escritas, individuais, com a ponderação de 50% cada uma, não havendo nota mínima para qualquer das provas respetivas. O/A aluno/a que, pelo menos, obtenha nota mínima de 9,5 valores (média dos 2 testes) fica dispensado/a da avaliação em épocas de exame. Alunos com classificação inferior a 9,5 valores são admitidos a exame.

Avaliação em épocas de exame:
Teste final individual escrito com a ponderação de 100% da nota final

O/A aluno/a que, pelo menos, obtenha nota mínima de 9,5 valores fica dispensado/a da avaliação em épocas de exame subsequentes.

Bibliografia
- Wheelen, T. e Hunger, J. (2012). Strategic management and business policy. New Jersey: Pearson Education
- Almeida, F. e Coelho, A. e Coelho, F. e Lisboa, J. (2011). Introdução à Gestão de Organizações. Porto: Vida Económica
- Teixeira, S. (2005). Introdução à Gestão de Organizações. Lisboa: Mc Graw-Hill

Método de interação
Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos e consulta de trabalhos relacionados com cada um dos temas.

Software utilizado nas aulas