Estudos de Mercado e Opiniões

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro
- Maria João da Costa Antunes Inácio

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da mesma.

Programa
I. Introdução ao Estudo de Mercados
1.1. Introdução - Conceitos.
1.2. O processo de Estudos de Mercado.
1.3. A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5. Fontes estandardizadas de informação.
1.6. Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7. Métodos de recolha de informação.
1.8. Determinação do tamanho de amostras.
II. Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1. Trabalho de campo.
2.2. Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3. Breve revisão sobre principais métodos de estatística descritiva e inferencial.
2.4. Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.5. Conjoit analysis.
2.6. Análise Factorial.
2.7. Análise discriminante.
2.8. Mapas perceptuais.
2.9. Multidimensional scaling.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua: constituída por duas componentes: uma teórica (C1) e uma prática (C2) com uma ponderação de 50% cada. A componente teórica é constituída por um teste escrito sem qualquer elemento de consulta. A componente prática inclui a realização de dois testes escritos (T1 e T2) e um trabalho (T3). Para a realização dos testes da componente prática os alunos poderão utilizar como elemento de consulta uma página A4 manuscrita. A classificação obtida na componente prática resulta da média ponderada dos 3 elementos de avaliação de acordo com C1=0.45*T1+0.20*T2+0.35*T3.
Todos os elementos de avaliação serão cotados numa escala de 0 a 20 valores.
Os alunos dispensam de exame se cumulativamente:
• Obtiverem uma classificação mínima de oito valores na componente teórica,
• Obtiverem pelo menos cinco valores em cada elemento de avaliação da componente prática,
• Obtiverem uma classificação mínima de sete valores na componente prática,
• A nota final (CF=0.5C1+0.5C2), arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria: Realizado sem qualquer elemento de consulta, com duas vertentes: uma teórica (nota mínima de oito valores) e outra prática (nota mínima sete valores), com uma ponderação de 50% e 50% respetivamente. Na vertente prática são necessários conhecimentos de SPSS.

Bibliografia
- Malhotra, M. (2009). Marketing Research, an applied orientation. USA: Prentice Hill
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com a Utilização do SPSS. (Vol. ). : Report Number
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). : Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). : Edições Sílabo

Método de interação
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.

Software utilizado nas aulas
IBM-SPSS