Comunicação Empresarial

Gestão de Empresas
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Oliva Maria Dourado Martins

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta uc, o aluno deve ser capaz de:
1.Explicar os princípios da comunicação
2.Entender a comunicação empresarial (interna, institucional e comercial)
3.Saber como fazer o plano de comunicação de uma empresa
4.Compreender a assessoria de comunicação
5.Estabelecer técnicas e objectivos

Programa
1. Introdução ao processo de comunicação
a. Principais conceitos
2. O processo de comunicação
a. Teorias da Comunicação
b. Elementos da comunicação
c. Tipologias da comunicação
3. Psicossociologia da comunicação
a. Liderança e Motivação
b. Influência e persuasão
4. Comunicação interna: publicações e gestão de eventos
5. Comunicação institucional: gestão da marca e responsabilidade social
6. Comunicação comercial: gestão das gamas e portfólio
7. Comunicação e o ciclo de vida do produto
8. Plano de comunicação
a. Negociação empresarial: objetivos e técnicas
9. Assessoria de comunicação

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua da unidade curricular será calculada com base na média ponderada da nota obtida dos seguintes elementos:
1. Participação e desenvolvimento das atividades (portfólio), com ponderação de 20% da avaliação contínua.
2. Realização de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão (defesa). A ponderação é de 30% da avaliação contínua.
3. Teste. Consiste num teste escrito, o qual abrangerá toda a matéria lecionada com ponderação de 50%, nota mínima de oito (8,5) valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 70%, para poder participar da avaliação contínua. E precisa estar presente em todos os momentos de avaliação. Ao faltar aos momentos de avaliação, fica automaticamente admitido ao exame.
Para aprovação, a nota ponderada obtida nos elementos de avaliação deverá ser igual ou superior a 10 (dez) valores.

Avaliação em EXAME
Requer a realização de teste escrito (100%). Nota mínima de (10) dez valores.

Bibliografia
- Rodrigues, J. e Dionísio, P. e Levy, J. e Lendrevi, J. e , . (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal: Dom Quixote
- Calder, B. e Tybout, A. (2015). Marketing. São Paulo, Brasil: Saraiva
- Kotler, P. e Hermawan, K. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 ­ Do tradicional ao digital. Brasil: Editora Sextante
- Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Ensino presencial com recurso a textos, vídeos e casos práticos. Situações de role-playing e simulação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável