Projeto Empresarial

Gestão de Empresas
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP

Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira

Pré-requisitos
Não tem, contudo é aconselhável deter conhecimentos aprofundados de gestão.

Objetivos
A unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos com competências para a elaboração, análise e avaliação de um projecto empresarial.Desenvolver capacidades para aplicar conceitos e ferramentas nas várias áreas funcionais de uma empresa.

Programa
1. Introdução
1.1. Abordagem geral ao programa
1.2. Como iniciar um projecto empresarial
1.3. Classificação de projectos
1.4. Tipologias de investimento/projectos
2. Implementação do projecto
2.1. Caracterização da empresa
2.2. Determinação da condição concorrencial e selecção de estratégias
2.2.1. Internacionalização
2.2.2. Selecção de investimentos
2.3. Projecto de investimento
2.3.1. Objectivos
2.3.2. Investimento previsto
2.3.3. Fases e calendarização
3. Análise económico-financeira
3.1. Plano de investimento
3.2. Plano de exploração
3.3. Plano de financiamento
3.3.1. Fontes de financiamento
3.3.2. Financiamento de curto prazo
3.3.3. Financiamento de médio/longo prazo
3.3.4. Incentivos financeiros ao investimento
4. Avaliação económica e financeira
4.1. Meios libertos do investimento
4.2. Critérios de análise dinâmica
5. Análise de risco e incerteza
5.1. Tipos de cenários
5.2. opções reais
6. Estruturação, elaboração e apresentação do projecto empresarial

Metodologia de avaliação
Nos vários momentos previstos para avaliação, a avaliação do aluno será baseada nos seguintes elementos:
• Avaliação coletiva: desenvolver e elaborar o dossier de avaliação de um projecto empresarial, que será ponderado com 60% da nota final.
• Avaliação individual: Apresentação oral e discussão do projecto empresarial e avaliação do domínio dos conceitos e ferramentas ligados à preparação e avaliação de um projecto empresarial, que será ponderado com 40% da nota final.
A classificação final do aluno resultará da média ponderada dos dois elementos de avaliação. A nota mínima para aprovação na unidade curricular é de 10 valores.

Bibliografia
- Costa, H. e Ribeiro, P. (2004). Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
- Cruz, E. (1999). Criar uma Empresa de Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. Lisboa: Edições Sílabo
- Management Institute, P. (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Pennsylvania: Project Management Institute

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Word, Excel e Power point.