Economia I

Gestão de Empresas
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Maria do Rosário Mendes Godinho Passos Baeta Neves
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de: a) Dominar conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes do comportamento dos agentes económicos agregados; b) Identificar, analisar e resolver problemas de natureza económica em ambiente agregado; c) Saber aplicar técnicas de cálculo.

Programa
1. Introdução
1.1. O que é a economia. O problema da escassez e os bens económicos
1.2. A interdisciplinaridade da economia
1.3. Os tipos de organização económica
1.4. A presença do Estado na vida económica
2. A medição da actividade económica
2.1. A contabilidade nacional: definição, evolução histórica e os diversos agregados macroeconómicos
2.2. As ópticas da medição da actividade económica: produção, rendimento e despesa
2.3. A avaliação da actividade económica a preços constantes e a preços correntes
3. Economia internacional
3.1. Organizações internacionais de cooperação e integração
3.2. Câmbios, pagamentos internacionais e balança de pagamentos
3.3. A união europeia
3.4. A globalização
3.5. As consequências da economia aberta
4. As políticas macroeconómicas
4.1. As políticas orçamental, fiscal, monetária e cambial
4.1.1 Rendimento e política orçamental
4.1.1.1 As componentes do rendimento nacional
4.1.1.2. O multiplicador: conceito, dedução e interpretação
4.1.1.3. O conceito de acelerador
4.1.1.4. As políticas orçamental e fiscal
4.1.1.5. A inflação e o desemprego
4.1.2 Política monetária
4.1.2.1. A moeda: definição, evolução histórica e os diversos agregados monetários
4.1.2.2. A criação monetária
4.1.2.3. A procura e a oferta de moeda
4.1.2.4. O mercado monetário/mercado de bens e serviços
4.2. A concertação social
4.3. As consequências da policy-mix
5. A economia portuguesa
5.1. As políticas macroeconómicas pós-euro e os factores de crescimento económico
5.2. Análise final de documentos síntese: grandes opções do plano, orçamento do Estado, programa de estabilidade e crescimento, relatórios de conjuntura nacionais e de organizações comunitárias ou mundiais

Metodologia de avaliação
O estudante pode escolher entre a) Avaliação contínua: 3 testes intermédios individuais com médias ponderadas a 20%, 30% e 40% a que se soma avaliação em aula de 10%, com classificação final mínima de 10 valores e b) Exame final: classificação mínima

Bibliografia

Método de interação
Os tópicos do plano programático são apresentados através de lições, estudo de casos e exercícios aplicados

Software utilizado nas aulas