Modelos Organizacionais

Gestão de Empresas
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- António Anacleto Viegas Ferreira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Noção de gestão, suas funções e níveis; 2. Conhecer os princípios de organização; 3. Desenvolver as capacidades associadas à gestão de empresas, planeamento e processo de decisão; 4. Conhecer os diferentes modelos organizacionais; 5. Tomar conhecimento da problemática associada à gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; 6. Tomar conhecimento da internacionalização das empresas e sua gestão.

Programa
1. Noção de gestão, funções e níveis, 1.1.Conceito de gestão, 1.2. Funções, 1.3. Níveis.
2. Princípios de organização, 2.1.Visão sumário das Teorias das Organizações, 2.2. A estrutura das organizações, 2.3. Centralização vs. Descentralização, 2.4.A especialização vertical e horizontal.
3. Planeamento e processo de decisão, 3.1. Planeamento, objetivos e estratégia, 3.2. Métodos e fatores para a tomada de decisões.
4. Os determinantes individuais e sociais da dinâmica organizacional, 4.1. A motivação humana no trabalho, 4.2.A liderança e o seu impacto nos indivíduos, grupos e organizações.
5. Modelos organizacionais, 5.1. Os determinantes da estrutura, 5.2. As características do desempenho da estrutura, 5.3. As configurações organizacionais, 5.4. Novas formas organizacionais, 5.5. As organizações em rede, 5.6. Aquisições e fusões, 5.7. Alianças estratégicas.
6. Diagnóstico e mudança organizacional, 6.1. Principais modelos de diagnóstico organizacional, 6.2. Métodos e técnicas de recolha de informação com vista ao diagnóstico, 6.3. Tipos e níveis de mudança organizacional, 6.4.A gestão de processos de mudança organizacional.
7. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional.
8. Internacionalização das empresas.
9. Casos práticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação: Trabalhos práticos com apresentação, 40% Frequência, mínimo 8 (oito) valores, 60%. Os alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a Exame (100%).

Bibliografia
- Teixeira, S. (2017). Gestão das Organizações. (Vol. 1). (pp. 1-449). Lisboa: Escolar Editora
- Cabral, C. (2007). Manual se Comportamento Organizacional e Gestão. (Vol. 1). Lisbooa: RH
- Gary, H. (2007). O Futuro da Gestão. (Vol. 1). Havard Business School Press: Porto
- Manuel, F. (2007). Gestão da Organzações, Conceitos e Tendências Actuais. (Vol. 1). Lisboa: Escolar Editora

Método de interação
Temas da atualidade e discussão de case studies, de acordo com o programa ministrado; Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados; Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).

Software utilizado nas aulas