Tecnologias da Internet I

Engenharia Informática
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 70,0 PL + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aplicar formatos de apresentação e de interação através de elementos semânticos e de templates;
2. Aplicar diferentes paradigmas de geração das componentes do interface Web: estática, dinâmica, DOM (Document Object Model) e mista;
3. Aplicar conceitos modulares na trilogia interface + processos + dados;
4. Aplicar processos sobre estruturas de dados em javaScript;
5. Aplicar processos a partir de bibliotecas de javaScript;
6. Aplicar processos de interação e de animação de gráficos, raster (Canvas) ou vetoriais (SVG);
7. Aplicar processos de interação e de animação de componentes do interface Web;
8. Implementar representações gráficas de dados complexos;
9. Implementar interfaces Web a partir de Front-end Frameworks;
10. Implementar processos através de bibliotecas e frameworks javaScript;
11. Implementar projetos de aplicações Web, do lado do cliente, com funcionalidades gráficas, dinâmicas e interativas, a partir de fontes diversificadas de dados e de recursos.

Programa
1. Elementos semânticos em interfaces Web;
2. Gestão do interface Web via HTML dinâmico, versus, via DOM (Document Object Model);
3. Representação de dados em javaScript: arrays, objetos e respetivas combinações;
4. Aplicação de processos sobre estruturas complexas ou combinadas de dados;
5. Aplicação de formulários de input/output;
6. Implementação dinâmica de gráficos raster (Canvas) e de gráficos vetoriais (SVG);
7. Implementação de processos de interação e de animação a componentes de gráficas;
8. Implementação de gráficos de pontos, de barras, lineares, ou circulares, a partir de dados representados em estruturas de dados tabelares em javaScript;
9. Implementação de interfaces Web a partir de Front-end Frameworks;
10. Implementação de processos através de bibliotecas e frameworks javaScript;
11. Implementação de aplicações Web, do lado do cliente, com funcionalidades gráficas, dinâmicas e interativas, a partir de fontes diversificadas de dados e de recursos.

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de dois mini-rojetos Web do lado do cliente:
a) Implementação de uma apresentação interativa de informação a partir de uma estrutura de dados em javaScript, dos respetivos recursos mediáticos e de um enunciado com os requisitos de apresentação - 50% da avaliação;
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 50% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão presencial de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.

Bibliografia
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- International , E. (0). ECMAScript 2018 – Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 27 de março de 2019 em https://www.ecma-international.org/publications/files/ECMA-ST/Ecma-262.pdf

Método de interação
1. Sessões plenárias expositivas de instrução e demonstração - 28 horas;
2. Sessões laboratoriais para desenvolvimento e implementação de miniprojetos - 42 horas.
3. Atividades semanais autónimas, suportadas por plataforma de e-learning;

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;