Química Aplicada

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP + 4,0 O

Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos gráficos. Compreensão das variáveis químicas dos processos. Desenvolvimento de capacidades a nível de prática laboratorial na área da Química, através da realização de alguns trabalhos práticos

Programa
Componente teórica:
1 - Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas). Classificação da matéria: misturas e substâncias puras. Os átomos. A descoberta das partículas subatómicas. Número atómico e isótopos. Iões. Massa atómica, mole e massa molar. Tabela Periódica. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
2 - Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos.
3- Estequiometria: Acerto de equações químicas; rendimento de reacções. Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas.
4 - Equilíbrio químico: Conceitos básicos. Sistemas de ácido-base de Bronsted-Lowry e de Ahrrenius. A auto-ionização da água. O conceito de pH. Medição do pH: indicadores e medidores. Eléctrodo medidor de pH. O eléctrodo de referência. Funcionamento do eléctrodo combinado. Efeito da temperatura na medição do pH. Calibração do aparelho de medição de pH.
5 - Oxidação-redução: Escrita e acerto de reacções redox. Potenciais padrão de eléctrodo. Espontaneidade das reacções redox. Células electroquímicas.
6 - Química orgânica: Alcanos e Cicloalcanos. Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados. Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos Funcionais: Os Álcoois e os Éteres; Os Aldeídos e as Cetonas; Os Ácidos Carboxílicos; Os Ésteres; As Aminas; As Amidas; Polímeros.
7-Química do papel, das tintas e dos toners: aspectos principais relevantes para o seu comportamento e utilização.


Componente prática:
1-Medição de volumes e massas de líquidos.
2-Preparação e diluição de soluções.
3-Aferição de soluções.
4-Determinação do pH do papel.
5-Estudo das variáveis de revelação.

Metodologia de avaliação
A avaliação teórica (AT) é efectuada através de um teste escrito em época de frequência, com consulta de Tabela Periódica e Tabela de Iões, e com nota média mínima de 07 valores para obter aprovação na Unidade Curricular. Em época de exame é efectuada através de um único teste final, com consulta de Tabela Periódica e Tabela de Iões, e com nota média mínima de 07 valores para obter aprovação na Unidade Curricular.

A avaliação prática (AP) é efectuada pela realização de relatórios relativos aos trabalhos práticos, com nota mínima de 10 valores.

A classificação final (CF) é obtida aplicando a seguinte fórmula:
CF=(0.6xAT)+(0.4xAP)

Serão excluídos da avaliação os alunos que não realizarem o trabalho relativo aos trabalhos práticos, sendo que a realização desta tarefa é considerada indispensável.

Bibliografia
- Eldred, N. (2001). Chemistry for the Graphic Arts. Pittsburgh: GATF Press
- Atkins, P. (1989). General Chemistry. Nova Iorque: Scientific American
- Chang, R. e Goldsby, K. (2013). Química. New York: McGraw Hill
- Ebbing, D. e Gammon, S. (2012). General Chemistry. Belmont: Brooks/Cole

Método de interação
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos. Aulas práticas onde se realizam exercícios de aplicação dos conceitos estudados na componente teórica.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.