Tecnologia Gráfica

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 60,0 PL + 6,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino
- Vitor Dinis Carita de Jesus
- Paula Alexandra Costa Leite Pinto Pereira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
TEÓRICA
Aquisição de conhecimento das etapas que constituem os diferentes fluxos de trabalho na indústria gráfica. Adquirir conhecimentos gerais sobre originais e sua reprodutividade, tipografia e cor.
Compreensão dos diferentes sistemas de reprodução gráfica e sua aplicação específica. Adquirir conhecimentos aprofundados relativos à constituição da forma impressora adequada à produção industrial.
GRAVURA
Conhecimento teórico dos diferentes processos técnicos de gravura, e domínio prático do processo técnico de gravura em água-forte.
TIPOGRAFIA
Aquisição de conhecimentos teórico-práticos referentes à Tipografia em composição manual. Conhecer as regras tipográficas. Desenvolver trabalhos práticos na oficina de composição manual proporcionando assim a experimentação com os tipos e a composição gráfica.

Programa
TEÓRICA
1. Fluxo de produção gráfica (pré-impressão, impressão e pós-impressão)
2. Originais [texto: tipos de letra / imagem: traço-linha, tom contínuo, tom descontínuo (retículas)]
3. Composição de cores [síntese aditiva (RGB), síntese subtractiva (CMYK) e cores diretas (Pantone)
4. Grafismo e reprodutividade
5. Definição dos processos de impressão (normas ISO) através das formas (analógica/digital), e por sistema:
5.1. Formas Relevográficas (tipografia e flexográfica)
5.2. Formas Planográficas (offset)
5.3. Formas Calcográficas ou Ocográficas (rotogravura e tampografia)
5.4. Formas Permeográficas (serigrafia)
6. Impressão Digital
7. Comparação entre processos de impressão.

GRAVURA
1. Conhecimentos teóricos dos diferentes Processos Técnicos de gravura em relevo
1.1. Xilogravura
1.2. Linogravura
1.3. Matrizes e ferramentas a utilizar
1.4. Grafismo adequado a estas técnicas
2. Conhecimentos teóricos dos diferentes Processos Técnicos de gravura planográfica
2.1. Litogravura
2.2. Matrizes e ferramentas a utilizar
2.3. Grafismo adequado a esta técnica
3. Conhecimentos teóricos dos diferentes Processos Técnicos de gravura em baixo relevo (ocográfica)
3.1. Processos Técnicos de ocogravura de intervenção directa
3.1.1. Ponta seca
3.1.2. Talhe doce
3.1.3. Mezzotint (à maneira negra)
3.2. Processos Técnicos de ocogravura de intervenção indirecta
3.2.1. Água-forte
3.2.2. Água-tinta
3.2.3. Verniz mole
4. Exercícios práticos de gravura em água-forte
4.1. Preparação das matrizes. Arredondamento dos cantos e biselamento das arestas da matriz
4.1.2. Polimento das matrizes
4.1.3. Preparação das matrizes com Betume judaico
4.1.4. Passagem e abertura do grafismo na matriz
4.1.5. Banho no ácido para abertura da mordedura
4.1.6. Limpeza da matriz
4.2. Impressão de provas de estado
4.2.1. Papéis e tintas a utilizar. Importância da diluição da tinta
4.2.2. Ensaios de pressão na prensa
4.3. Impressão de provas de autor
4.3.1. Limpeza e acabamento das provas
4.3.2. Correção unitária

TIPOGRAFIA
1. Apresentação do setor de composição tipográfica
1.1. Mobiliário; utensílios, prelos
1.2. Conhecimento dos materiais e das ligas metálicas tipográficas
1.3. Caixas Tipográficas
2.Tipografia
2.1. Tipometria (Sistema Didot e Anglo-americano)
2.2. Tipologia: Classificação quanto a Família, Forma, Uso Ortográfico e Série;
2.3. Classificação por família: Morfológica Decimal de G. Pelliteri (Imprensa Nacional)
3. Estilos de composição. Abertura de parágrafo
4. Provas de prelo
5. Revisão de provas
6. Impressão de prova final em prelo
7. Distribuição dos tipos
8. Composição mecânica: Monotipo e Linótipo
9. Fotocomposição

Metodologia de avaliação
Teórica – a componente teórica terá avaliação contínua e final.
Práticas Laboratoriais (P/L) – as componentes P/L têm avaliação contínua, sendo consideradas
a assiduidade e a entrega dos exercícios solicitados.
Nota final: é a média aritmética das notas das componentes.

Avaliação Contínua
Só será realizada avaliação contínua por frequência na componente teórica. São dispensados de avaliação final os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 10 (dez) valores em cada componente.

Avaliação Final
Serão admitidos a avaliação final os alunos com assiduidade superior a 2/3 (dois terços) das aulas práticas/laboratoriais (P/L) e que tenham realizado os exercícios práticos com nota mínima de 10 (dez) valores em cada componente P/L.
Só será realizada avaliação final da componente teórica.
Aprovação: nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média aritmética das componentes.

Bibliografia
- HEITLINGER, P. (2006). Tipografia, origens, formas e uso das letras. Lisboa: Dinalivro
- DAWSON, J. (1982). Guia completo de grabado e impressión - Técnicas y materiales. Barcelona: H. Blume Ediciones
- KIPPHAN, H. (2001). Handbook of print media: technologies and production methods. Heidelberg: Springer
- JOHANSSON, K. e LUNDBERG, P. e RYBERG, R. (2004). Manual de producción gráfica. Recetas.. Barcelona: Editorial Gustave Gili
- BAER, L. (2005). Produção Gráfica. São Paulo: Editora Senac
- BARBOSA, C. (2009). Manual de Produção Gráfica. Parede: Principia
- MEIRA, S. e DIAS, R. (2018). Imprimere: arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional. . Lisboa: INCM, ESAD
- BAGILHOLE, R. (1996). Guia prático de Gravura. Lisboa: Editorial Estampa
- VILELA, A. (1978). Cartilha das Artes Gráficas. Braga: STGRAMINHO
- OLIVA, C. e CATAFAL, J. (2003). A Gravura. Lisboa: Editorial Estampa

Método de interação
1.Apresentação de conteúdos teóricos com meios audiovisuais. Discussão/análise e comparação de objetos impressos.
2.Visita de estudos.
3.Gravura: projetos práticos na técnica de água-forte.
4.Tipografia: projetos práticos em composição manual.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.