Psicologia da Percepção Visual

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 4,0 O

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Aprofundar conhecimentos funcionamento sistema visual; Caracterizar princípios organização percetiva; Identificar características cores do ponto vista psicológico, psicossociológico; Desenvolver capacidade representação dos princípios básicos da boa forma; Suscitar reflexão sobre combinações cores.

Programa
1. Delimitação conceptual da unidade curricular
2. Perceção e conhecimento (memória visual e pensamento visual)
3. Neurofisiologia da visão (principais estruturas do olho e suas funções; caminho dos sinais visuais até ao cérebro; funcionamento de células corticais visuais:simples, complexas e hipercomplexas)
4. Teoria da Gestalt e principais leis do agrupamento percetivo (proximidade, semelhança, simetria, figura-fundo e reversibilidade, boa-forma, assimilação e contraste)
5. Contornos subjetivos e Ilusões visuais (Muller-Lyer, Zollner, Poggendorff, Vertical-horizontal, Necker, Ponzo, Hering).
6. Sombras (a luz na perceção figuras concavas e convexas)
7. Principais características das cores e combinações de cores, segundo R. Montechaud (contraste e analogia) e de J. Itten (7 tipos de contraste).
8. Cor e legibilidade (relação cor da letra e cor do fundo)
9. Expressão das cores (significado psicológico e psicossociológico)

Metodologia de avaliação
- Realização de duas avaliações escritas no semestre para admissão ou dispensa de exame final.
- Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
- Condições específicas explicitadas na 1.ª sessão e constam na ficha da UC em papel.

Bibliografia
- ARNHEIM, R. (1994). Arte e percepção visual. São Paulo: Editora Arte, arquitectura e urbanismo.
- GLEITMAN, H. (2011). Psicologia. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian
- ITTEN, J. (1991). Art de la couleur.. Paris: Dessain e Tolra
- MONTCHAUD, R. (1994). La couleur et ses accords.. Paris: Fleurus Idées

Método de interação
Sessões T com exposição oral, apoiadas por datashow. Sessões TP: realização de experiências e confronto dos resultados com os obtidos em estudos científicos; resolução de exercícios sobre alguns conteúdos; análise de diversos estudos sobre perceção.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.