Design Multimédia II

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
Software de desenho vectorial e de tratamento de imagem

Objetivos
1 Conhecer multimédia
2 Transformar conteúdo
3 Estruturar navegação c/lógica
4 Criar animações
5 Animar c/sentido
6 Temporizar c/acerto
7 Desenvolver entradas corretas
8 Criar interface para multimédia
9 Aplicar conhecimentos
10 Usar software c/mestria
11 Demonstrar espírito crítico e autonomia

Programa
a)Metodologia de designing e de co-design
b)Multimédia: produtos, elementos, modos de interação com a informação
c)Prototipagem em função da plataforma e do conteúdo
d)Design do conteúdo; informação e navegação
e)Design de interface; botões, comandos, menus, animações
f)Design de animações
h)Animação entre ecrãs-cenas
i)Crítica de uso
j)Projetação de protótipo funcional
l)Testagem e redesign

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- Arijon, D. (1999). Grammaire du langage filmé. Paris: Dujarric
- Bellantoni, J. (2000). Moving type. Hove: Rotovision
- Grilo, J. (2010). As lições do cinema. Lisboa: Colibri
- Bellantoni, J. (1999). Type in motion. londres: Thames & Hudson

Método de interação
A)Aulas expositivas: conceitos e exemplos
B)Análise de exemplos
C)Articulação entre informação escrita e multimédia
D)Discussão das propostas animação
E)Descoberta de software
F)Resolução de problemas-desenvolvimento de soluções por erro-tentativa

Software utilizado nas aulas
Ferramenta de produção de animação ou de animação vectorial.
Ferramentas de desenho vectorial.
Ferramentas de manipulação de imagens
Software de prototipagem rápida