Embalagem e Transformação

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
– Conhecer os aspetos do mercado de embalagem,
– Conhecer e adotar as metodologias adequadas para o design de embalagem.
– Conhecer os tipos de embalagem normalizadas
– Conhecer os sistemas industriais de produção de embalagem.
– Conhecer os materiais e suas propriedades (papel, cartão, cartão canelado) e acessórios.
– Associar aos vários critérios técnicos uma visão crítica referentes às questões da sustentabilidade e ergonomia.
– Dominar os módulos de Design e 3D do software ArtiosCad.
– Desenvolver capacidades conceptuais e operacionais para execução de embalagens e objetos promocionais.

Programa
1. Embalagem e design
1.1 Definições de embalagem, tipos de embalagem e funções da embalagem.
1.2 Aspectos mercadológicos. A Embalagem como objeto semiótico. Marca, produto e consumidor.
2. Metodologia para o design de embalagem.
2.1 Design estrutural
2.2 Design gráfico na embalagem.
2.2.1 Imagem (fotografia e ilustração).
2.2.2 Cor, tipografia, composição.
2.2.3 Simbologia e Código de barras.
3. Rótulos.
3.1 Tipos: Cola fria, cola quente, Auto-adesiva, No label look, Sleeve, In Mould Labelling.
3.2 Materias e técnicas.
4. Design de embalagem e sustentabilidade.
4.1 Sustentabilidade, legislação europeia (94/62/CE alterada pela Dir.2004/12/CE, Embalagem e Resíduos de embalagem) e certificações.
4.2 Método para o design de embalagem considerando os parâmetros da sustentabilidade.
5. Embalagem e tecnologia
5.1 Software ArtiosCad.
5.2 Embalagens normalizadas, embalagem flexível e semi-rígida.
5.3 Objetos promocionais 3D.
5.4 Métodos de impressão aplicados à embalagem.
5.5 Terminologia.
5.6 Materiais: papel e cartão para embalagem.
5.7 Fabrico de sacos de papel.
5.8 Processos de produção. Sistemas de produção e equipamentos.
5.9 Ensaios técnicos: papéis e cartão de embalagem.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Considera: conteúdos teóricos 30 % e projetos práticos 70% da classificação final.
Conteúdos teóricos: 30 % da classificação final (Prova escrita: 20 %; Relatório da visita de estudo: 10%)
Projetos práticos: 70% corresponde aos projetos práticos realizados no decorrer do semestre.
Serão desenvolvidos três projetos individuais de embalagem.
A classificação é média ponderada dos valores obtidos, sendo considerado o mínimo de 10 valores nos conteúdos teóricos e nos projetos práticos.
São dispensados de exame os alunos que obtiverem média ponderada igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão excluídos da avaliação contínua e de exame, os alunos que não tenham assiduidade a pelo menos 2/3 (dois terços) das aulas lecionadas ou não tenham realizado os trabalhos solicitados ou que, realizando-os, obtenham nota inferior a 10 (dez) valores.

Avaliação por exame
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade superior a 2/3 (dois terços) das aulas lecionadas e que tenham realizado os projetos práticos com nota mínima de 10 valores. Só será realizada prova escrita sobre os conteúdos teóricos.
Aprovação: classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média ponderada indicada anteriormente.

Bibliografia
- STEWART, B. (2007). Packaging. Manual de diseño y produccion. Barcelona: Ediciones Gustavo Gili
- MESTRINER, F. (2001). Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Makron Books
- GIOVANNETTI, M. (1995). El Mundo del envase. Manual para el diseño y producción de envases y embalajes. Barcelona: Gustavo Gili
- SONSINO, S. (1990). Packaging. Diseño, materiales, tecnologia. Barcelona: Gustavo Gili
- BOYLSTON, S. (2009). Designing Sustaibnable Packaging. London: Laurence King Publishing
- CAWTHRAY, R. e DENISON, E. (1999). Protótipo de embalagens. Lisboa: Destarte
- MANZINI, E. e VEZZOLI, C. (2008). O Desenvolvimento de produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp (Editora da Universidade de São Paulo)
- FEFCO , E. (2007). International fibreboard case code. Bruxelas: FEFCO - European Federationa of Corrugated Board manufactures e ESBO - European Solid Board Organization
- SHAOQIANG, W. (2017). Unpack Me Again!: Packaging Meets Creativity. Barcelona: Promopress

Método de interação
Apresentação dos conteúdos teóricos, análise das diferentes embalagens. Visita de estudo. Desenvolvimento de projectos de design de embalagem do briefing ao protótipo, realização com o software ArtiosCad. Experimentação dos diversos materiais.

Software utilizado nas aulas
ArtiosCad e Illustrator