Desenho

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
Capacidade de análise e de registo gráfico
Conhecimento da matéria e da substância da expressão plástica e visual.
Conhecim. História Artes e Design

Objetivos
1 Saber ver/interpretar
2 Manipular expressão em sintaxe
3 Adequar composição à comunicação
4 Resolver problemas nivelando
5 Adequar a vinculação da representação ao modelo, conceito, tipo ou significação
6 Demonstrar cultura gráfica
7 Usar os termos adequados
8 Demonstrar sentido crítico

Programa
> Substância e forma
> Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes
> Figura e fundo, contorno, partes e todo; elementos constituintes
> Tamanhos; proporções; escala; espessuras
> Equilíbrios; estaticismo e tensão; movimento e ritmo
> Qualidade formal e qualidade expressiva
> Filtros e oposições ou contrastes
> Cor; brilho; iluminação; textura; material; ponto de vista e enquadramento; opacidade vs transparência; toque, penetração,
> Design e movimentos de vanguarda do século XX
> Modo representativo e modo presentativo
> Classes e processos de analogia
> Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos
> Simplificação por acentuação e por nivelamento
> Substância e forma

Metodologia de avaliação
Didática formativa/avaliação contínua do processo
O produto do processo: representação/desenho
Cumprimento indicações, tarefas, prazos e objetivos dos exercícios
Avaliação em frequência
Avaliação em Exame
Avaliação de recurso

Bibliografia
- Cossette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
- Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.

Método de interação
A)Aulas expositivas
B)Apresentação e análise de exemplos
C)Processo de desenho; exercícios de experimentação e de resposta a problemas específicos
D)Discussão de soluções e propostas de remediação

Software utilizado nas aulas
Eventualmente Illustrator ou Corel Draw