História do Design de Comunicação II

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 3,0 O

Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. sensibilizar os alunos para o papel do Design e do designer na nossa sociedade;
2. desenvolver capacidades críticas e interventivas no campo do Design em geral e da Comunicação gráfica em particular.

Programa
1. O futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo;
2. O suprematismo e o Construtivismo russos;
3. O De Stijl;
4. A Bauhaus;
5. Jan Tschichold e a Nova Tipografia;
6. Eric Gill e a Gill Sans;
7. O Estilo Tipográfico Internacional;
8. A New Wave;
9. O Modernismo americano;
10. O design retro;
11. Os pioneiros do design digital.

Metodologia de avaliação
Avaliação em época de frequência:
A avaliação contempla os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste final (que vale 50% na nota final).

Avaliação em exame ou recurso:
Só serão admitidos a exame os alunos que tenham realizado, pelo menos, sete trabalhos teóricos em época de frequência.
A avaliação contempla, da mesma forma que em frequência, os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste (que vale 50% na nota final).

Bibliografia

Método de interação
1. Sessões expositivas com recurso ao datashow, imagens e vídeos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.