Gestão da Qualidade

 

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer os conceitos básicos e os princípios da Qualidade;
Conhecer os referênciais normativos para Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança;
Perceber e implementar os requisitos da NPENISO 9001 e NPENISO 17025, nas versões em vigor.
Implementar medidas para a melhoria continua.

Programa
1. Conceitos básicos sobre Qualidade.
2. Ciclo de vida e aptidão ao uso.
3. Evolução da Função Qualidade nas organizações.
4. Gestão da Qualidade e Sistemas de Suporte à Qualidade
5. Sistema Português da Qualidade.
6. Custos da Qualidade
7. Controlo da Qualidade
8. Enquadramento e requisitos das Normas ISO relativas à Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. Sistemas Integrados.
9. Certificação de empresas e acreditação de laboratórios.
10. Ferramentas da Qualidade.
11. Análise dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001 e NPENISO 17025, versões em vigor;
12. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001, versão em vigor.
13. Auditorias da Qualidade.
14. Melhoria continua.
15. Importância da comunicação na implementação de SGQ
16. Importância da Liderança na implementação de SGQ

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Elaboração de trabalho escrito, obrigatório, realizado em grupo de 2 a 3, preferencialmente 2, elementos, classificação na escla de zero a vinte, com ponderação de 40% na avaliação;
Teste escrito - 60%;
Dispensa de exame: nota mínima de 8 valores na prova escrita (teste com cotação para 20 valores) e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores, na avaliação contínua;

Avaliação por Exame em todas as épocas:
Trabalho escrito obrigatório realizado em avaliação continua em grupo de 2 a 3, preferencialmente 2, elementos com ponderação de 40% na avaliação;
Teste escrito - 60%
São aprovados os alunos com nota mínima de 8 valores na prova escrita (teste com cotação para 20 valores) e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores.

Bibliografia
- Ramos Pires, A. (2004). Qualidade-Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Sílabo
- Capricho, L. e Lopes, A. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: RH Ed,
- Dafeo, J. (2016). Juran's Quality Handbook. (Vol. 1). Ohaio: McGraw-Hill Education
- Machado, A. (2020). Apontamentos Gestão da Qualidade. IPT: IPT
- Monteiro, , I. (2009). Apontamentos Gestão da Qualidade. (Vol. 1). IPT: IPT

Método de interação
Aulas expositivas e interativas com apresentação dos conceitos teóricos e componente prática com debate sobre as interpretações e metodologias propostas para a garantia e gestão da qualidade. Discussão e análise de casos reais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.